Concepções de tempo e ensino de história

Autores

  • Dilma Célia Mallard Scaldaferri Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p53

Palavras-chave:

Tempo histórico, Ensino de história, Raciocínio histórico.

Resumo

Apresentamos alguns aspectos do conceito de tempo, categoria básica, articuladora e estruturante do raciocínio histórico. Analisamos as possibilidades da apreensão desse conceito por crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. O conceito de tempo já está presente, há alguns anos, nas propostas curriculares do Ensino Fundamental. Entretanto, muitos docentes que atuam no ensino básico, geralmente professores generalistas sem formação em História, apresentam dificuldades para trabalharem com este conceito devido à grande complexidade e ao grau de abstração intrínsecos às noções de tempo. Esperamos que esse trabalho possa ser usado como um instrumento de análise por estudiosos que fazem proposições de pesquisas sobre a aprendizagem do conceito de tempo com alunos dos anos iniciais da escolarização.

 

 

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Biografia do Autor

Dilma Célia Mallard Scaldaferri, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela UNINCOR. Professora de História da UFMG

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Scaldaferri, D. C. M. (2008). Concepções de tempo e ensino de história. História & Ensino, 14, 53–69. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p53

Edição

Seção

Artigos