As contribuições do subprojeto PIBID/história da UNICENTRO para a profissionalização docente, Irati-PR (2012-2014)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p31Palabras clave:
Pibid, Profissionalização docente, Consciência históricaResumen
Com esta pesquisa buscamos compreender a importância, as contribuições e os significados do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) para o processo de profissionalização dos licenciandos participantes do Subprojeto PIBID História da UNICENTRO - Campus Irati-Pr., no período que compreende os anos de 2012 a 2014. A fim de analisar o perfil do profissional de História que está sendo construído, em especial pela experiência do PIBID, desenvolvemos discussões acerca de dois pilares que fundamentam o campo teórico prático do subprojeto: consciência histórica e formação de professores. A partir de entrevistas dirigidas aos pibidianos, buscamos entender como o programa e o subprojeto propiciam a articulação e a ressignificação da disciplina de História na escola, bem como, compreender o significado deste ambiente escolar enquanto laboratório para o pibidianos desenvolverem diferentes dimensões de sua profissionalização.
Descargas
Citas
BARROSO, V. L. M. Formação de professores em história no tempo presente: Estágios de docência e Pibid – quais conexões? Revista Latino-Americana de História. v. 2, n. 6, Edição Especial, ago./2013. p.10-24.
BISPO JR, J. S.; LOPES, A. Ensinar requer dinamismo: os desafios do ensino de História na construção da cidadania. Diálogos & Ciência. Revista da Rede de Ensino FTC. Ano IV, n. 13, jun./2010.
CAIMI, F. E. Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980- 1998). Passo Fundo: UPF, 2001.
CERRI, L. F. Ensino de história e consciência histórica, implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
CERRI, L. F. Os conceitos da Consciência Histórica e os desafios da Didática da História”. Revista de História Regional. v. 2, n. 6, Inverno 2001, p. 93-112.
PARANÁ. Diretrizes curriculares da educação básica. História. SEED. Paraná, 2008.
GONSALÉZ, F. J.; RODRIGUES, L. S. Consciência histórica, Ensino de História e formação inicial: primeiras indagações. XVIII Jornada de pesquisa UNIJUÍ. 2013.
LINHARES, A. M.; PEREIRA, I. C. Experiências do PIBID-História/2009 na Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi: o Potencial Didático do Cinema no Ensino de História e a discussão acerca da Temática da Identidade, Identificação e o Sistema de Cotas nas Instituições Públicas. Revista Latino-Americana de História. v. 2, n. 6, Edição Especial, Ago./2013.pp.1103-1113.
MEINERZ, C. B. Estágios de docência e PIBID: impactos inimagináveis no campo do Ensino de História. Revista Latino-Americana de História. v. 2, n. 6, Edição Especial, Ago./2013. pp. 223-234.
MONTEIRO, A. M. F.C.; GASPARELLO, A. M; MAGALHÃES, M. S. (Org.). Ensino de História: Sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, FAPERJ, 2007.
MONTEIRO, A. M. F.C.; GASPARELLO, A. M; MAGALHÃES, M. S. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
PRADO, D. P.; MACEDO, S. M. Reflexões acerca do ensino de História: a História Local e a Consciência Histórica. Revista Latino-Americana de História. v. 2, n. 6, Edição Especial. Ago./2013, p.1197-1210.
PPCH - Projeto Político do Curso de História. Unicentro, Campus de Irati-Pr., 2010.
DEHIS. Regulamento de Estágio. Curso de História. UNICENTRO, Campus de Irati. CONDEP; 2009.
RIBEIRO, D. M.; CASTELA, G. da S.; JUSTINA, L. D. (Org.). Formação de Professores no Paraná: o PIBID em foco. Porto Alegre: Evangraf/UNIOESTE, 2014. (Coleção PIBID).
RÜSEN, J. Razão Histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. SARTORI, J. Formação de professores: conexões entre saberes da universidade e fazeres na educação básica. Anais de evento: Formação de Professores. Universidade federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.
SCHNEIDER, C. I. Subprojeto PIBID-História de Irati. Unicentro, Campus de Irati; MEC/CNPq, 2012.
SCHNEIDER, C. I. Regiões no campo formativo da História: espaço liso e estriado. In: ANSELMO, B.; SOCHODOLAK, H.; ARIAS NETO, J. M. (Org.). A escrita da História: fragmentos de historiografia contemporânea. Ponta Grossa: ANPUH-PR, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.