Construindo conceitos no ensino de história: a captura lógica da realidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p147

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Conceitos históricos, Ensino de história, Formação de professores.

Resumo

O artigo procura abordar algumas questões didático-metodológicas referentes ao trabalho com conceitos no ensino de História. Destaca alguns conceitos a serem trabalhados, sugerindo formas de fazê-lo e diferentes recursos didáticos a serem usados na comunicação dos conceitos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Professora e pesquisadora do PPGE em Educação da UFPR. Bolsista CNPq. Projeto financiado pelo CNPq e Fundação Araucária (Endnotes)

Referências

CARVALHO, Adalberto Dias de. Novas Metodologias em Educação. Porto: Porto Editora, 1995

FRAISSE, Paul. Psychologie du temps. Paris: Presses Universitaires, 1967

LEDUC, J.; ALVAREZ, Marcos V.; LE PELLE, J. Construire I'histoire. Paris: Bertrand Lacoste, 1994

LE PELLE, Jacqueline; ALVAREZ, Marcos Violette. Enseigner I 'histoire: un metier Qui s'apprend. Paris: Hachette, 1991

MARTINS, José Roberto. História - 7' série. São Paulo: FTD, 1997

MONIOT, Henri. Didactique de I'histoire. Paris: Nathan, 1993

PLUCKROSE, Henry. Ensefíanza de la historia. Madrid: Ediciones Morata, 1993

TREPAT, Cristàfol-a. Procedimientos en historia. Un punto de vista didáctico. Barcelona: Grao Editorial, 1995

Downloads

Publicado

1999-07-02

Como Citar

Schmidt, M. A. (1999). Construindo conceitos no ensino de história: a captura lógica da realidade social. História & Ensino, 5, 147–164. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p147

Edição

Seção

Artigos