História da educação de surdos: as disputas entre o falar e o sinalizar e as práticas no Imperial Instituto de Surdos-Mudos (1857-1957)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p186

Palavras-chave:

Surdos, Oralismo, Sinais, Educação de Surdos, Medicina

Resumo

Este artigo busca investigar a dualidade entre dois modelos que se colocaram em antagonismo com relação as formas de se lidar com pessoas surdas, o método da oralização e o da gesticulação (ou de sinais), tais processos históricos vividos pelos sujeitos surdos foram pouco pesquisados dentro da historiografia brasileira, constituindo um dado vazio historiográfico. O trabalho parte de um breve panorama da educação de surdos no ocidente, para localizar o leitor menos afeiçoado ao tema, em seguida focando a partir de 1855, quando foi apresentada a D. Pedro II a proposta de fundação de uma escola de surdos e vai até 1957, quando a instituição passa a se chamar Instituto Nacional de Educação de Surdos. Os diferentes discursos de caráter pedagógico e científico que permearam este debate, assim como a hierarquização dos saberes produzidos por ouvintes e surdos vindos de fora do Brasil e também construídos ou reverberados no país, promoveram embates em um cenário em que a educação pública dava seus primeiros passos.  Os resultados do estudo apontam que os projetos para educação das pessoas surdas foram pensados por ouvintes, no sentido de tentar “normalizá-los” dentro de um dado padrão que nega as línguas de sinais, e busca respaldo científico para integrá-los à sociedade.

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Biografia do Autor

Ernesto Padovani Netto, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC)

Doutorando em História Social da Amazônia (UFPA). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC).

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Padovani Netto, E. (2022). História da educação de surdos: as disputas entre o falar e o sinalizar e as práticas no Imperial Instituto de Surdos-Mudos (1857-1957). História & Ensino, 27(2), 186–211. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p186

Edição

Seção

História da Educação