Os objetivos do ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p137Palabras clave:
Historicidade, Objetivos, Ensino, Prática.Resumen
Discute-se a historicidade dos objetivos no ensino da História, bem como o seu significado contemporâneo, marcado pelos avanços e contradições do momento histórico vivido no ensino da disciplina e no sistema educacional como um todo.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
ARRUDA, Gilmar. Para que serve o ensino de história? História e Ensino. Londrina, v. 1, p. 61-68, 1995. 2.
BERGMANN, Klaus. A História na Reflexão Didática. Revista Brasileira de História. São Paulo. v. 9, n. 19, p. 29-42. set. 89-fev.90 .
BLOCH, Marc. Introdução à História. Lisboa, Europa-América, s.d. 4.
CITRON, Suzanne. Le Mythe Nacional. Paris, Éditions Ouvrieres, 1987. 5.
FURET, François. A Oficina da História. Lisboa, Gradiva, s.d.
HOBSBAWN, Eric ; RANGER, Terence (orgs.). A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. 7. KURZ, Robert. A expropriação do tempo. Folha de São Paulo, 3 jan 1999.
MUNHOZ, Sidney. Para que serve a história ensinada nas escolas? In: SILVA, Marcos A. (org.) Repensando a História. São Paulo: Marco Zero, s.d., p. 65-8. 9.
NADAI, Elza. O Ensino de História no Brasil: Trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo. v. 13, n. 25-26, p. 143-162, set 92-ago. 93. 10.
NORA, Pierre. Les Mots. In: NORA, Pierre. Les Lieux de Mémoire III - La Nation. Paris, Gallimard, 1986, p. 643-58. 11.
SÃO PAULO (Município). Pátria amada, esquartejada. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultural Departamento do Patrimônio Histórico, 1992.
BERGMANN, Klaus. A História na Reflexão Didática. Revista Brasileira de História. São Paulo. v. 9, n. 19, p. 29-42. set. 89-fev.90 .
BLOCH, Marc. Introdução à História. Lisboa, Europa-América, s.d. 4.
CITRON, Suzanne. Le Mythe Nacional. Paris, Éditions Ouvrieres, 1987. 5.
FURET, François. A Oficina da História. Lisboa, Gradiva, s.d.
HOBSBAWN, Eric ; RANGER, Terence (orgs.). A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. 7. KURZ, Robert. A expropriação do tempo. Folha de São Paulo, 3 jan 1999.
MUNHOZ, Sidney. Para que serve a história ensinada nas escolas? In: SILVA, Marcos A. (org.) Repensando a História. São Paulo: Marco Zero, s.d., p. 65-8. 9.
NADAI, Elza. O Ensino de História no Brasil: Trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo. v. 13, n. 25-26, p. 143-162, set 92-ago. 93. 10.
NORA, Pierre. Les Mots. In: NORA, Pierre. Les Lieux de Mémoire III - La Nation. Paris, Gallimard, 1986, p. 643-58. 11.
SÃO PAULO (Município). Pátria amada, esquartejada. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultural Departamento do Patrimônio Histórico, 1992.
Descargas
Publicado
1999-07-02
Cómo citar
Cerri, L. F. (1999). Os objetivos do ensino de história. História & Ensino, 5, 137–146. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p137
Número
Sección
Artigos
Licencia
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.