Os objetivos do ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p137Keywords:
Historicity, Objectives, Teaching, Practice.Abstract
The article discusses the historicity of the objectives of History Teaching, and also his contemporary meaning, marked by the advancements and contraditions of the historical moment lived on the teaching of the subject and in the educational system as a whole.
Metrics
References
BERGMANN, Klaus. A História na Reflexão Didática. Revista Brasileira de História. São Paulo. v. 9, n. 19, p. 29-42. set. 89-fev.90 .
BLOCH, Marc. Introdução à História. Lisboa, Europa-América, s.d. 4.
CITRON, Suzanne. Le Mythe Nacional. Paris, Éditions Ouvrieres, 1987. 5.
FURET, François. A Oficina da História. Lisboa, Gradiva, s.d.
HOBSBAWN, Eric ; RANGER, Terence (orgs.). A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. 7. KURZ, Robert. A expropriação do tempo. Folha de São Paulo, 3 jan 1999.
MUNHOZ, Sidney. Para que serve a história ensinada nas escolas? In: SILVA, Marcos A. (org.) Repensando a História. São Paulo: Marco Zero, s.d., p. 65-8. 9.
NADAI, Elza. O Ensino de História no Brasil: Trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo. v. 13, n. 25-26, p. 143-162, set 92-ago. 93. 10.
NORA, Pierre. Les Mots. In: NORA, Pierre. Les Lieux de Mémoire III - La Nation. Paris, Gallimard, 1986, p. 643-58. 11.
SÃO PAULO (Município). Pátria amada, esquartejada. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultural Departamento do Patrimônio Histórico, 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.