O ensino da história nos cursos de graduação em educação física

Autores/as

  • Victor Andrade de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2000v6n0p91

Palabras clave:

Ensino da história, História da educação física e do esporte.

Resumen

Este artigo objetiva, a partir de uma determinada compreensão de formação profissional, argumentar sobre a importância da disciplina "História da Educação Física e do Esporte" nos cursos de graduação em Educação Física. Ao questionar seu atual modelo de ensino, pretende apresentar uma alternativa para potencializar a contribuição da disciplina para os estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Andrade de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em História. professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Citas

FARIA JÚNIOR, A. G. Professor de Educação Física, licenciado generalista. In: OLIVEIRA, V. M.; FARIA JÚNIOR, A. G. (orgs.). Fundamentos Pedagógicos da Educação Física. Rio de Janei ro: Ao Livro Técnico, 1987.

MELO, V. A. Reflexão sobre a História da Educação Física no Brasil - uma abordagem historiográfica. Movimento, Porto Alegre, ano 111, n. 4, p.41-48, 1996a.

MELO, V. A. Escola Nacional de Educação Física e Desportos: uma possível história. 1996b. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Campinas, Campinas, 1996b.

MELO, V. A. Inezil Penna Marinho: notas biográficas. In: FERREIRA NETO, A. (org.). Pesquisa histórica na Educação Física - 3. Aracruz: FACHA, 1998. p.180-209.

PARK, R. J. Sport History in the 1990's: Prospects and problems. In: SAFRIT, M. J.; ECKERT, H. M. The cutting edge in Physical Education and exercise science research. Champaign: Human Kinetics, 1987.

PINTOR, J. L. M. A criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil e sua inserção na política do Estado Novo. 1995. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.

Publicado

2000-06-28

Cómo citar

Melo, V. A. de. (2000). O ensino da história nos cursos de graduação em educação física. História & Ensino, 6, 91–101. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2000v6n0p91

Número

Sección

Artigos