O índio brasileiro no livro didático

Autores/as

  • Leandro Henrique Magalhães Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2000v6n0p73

Palabras clave:

Livro didático, Índio, Alteridade.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo entender como o índio brasileiro vem sendo tratado nos livros didáticos. Para tanto, o trabalho está dividido em três partes: na primeira, apresentaremos o modo como o índio foi visto pelos primeiros portugueses, na segunda como este nativo vem sendo pensado nas pesquisas mais recentes sobre o tema e por fim, o modo como o livro didático apresenta a questão, Com isso, pretenderemos apontar caminhos que possibilite uma maior compreensão acerca da diferença.

Biografía del autor/a

Leandro Henrique Magalhães, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em História na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor de Introdução às Ciências Sociais na Faculdade do Norte Pioneiro - FANORPI

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Publicado

2000-06-28

Cómo citar

Magalhães, L. H. (2000). O índio brasileiro no livro didático. História & Ensino, 6, 73–89. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2000v6n0p73

Número

Sección

Artigos