Produção de vídeos e ensino da história

Autores/as

  • Henrique Luiz Pereira Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2004v10n0p65

Palabras clave:

História e audiovisual, Produção de vídeos e ensino, Vídeo popular.

Resumen

O presente artigo propõe a análise de uma proposta metodológica para ensinar História através da produção de vídeos. Após um breve exame das práticas de produção de vídeos para os movimentos sociais no Brasil, são relatados experiências e impasses na realização de oficinas de vídeo para alunos de Graduação em História.

Biografía del autor/a

Henrique Luiz Pereira Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som - LAPIS

Citas

BRITTO, B.; LIMA, R. Cúrtilha de acesso. Belo Horizonte, 1997.

OLIVEIRA, H. L. P. Tecnologias audiovisuais e transformação social: o movimento de vídeo popular no Brasil (1984- J995). 2001. 487 p. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

ROSENSTONE, R A. El pasado en imágenes: el desafío del cine a nuestra idea de la historia. Barcelona:Editorial Miel, 1997.

Publicado

2004-05-17

Cómo citar

Oliveira, H. L. P. (2004). Produção de vídeos e ensino da história. História & Ensino, 10, 65–75. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2004v10n0p65

Número

Sección

Artigos