O ensino para educação das relações étnico-raciais: um olhar para o cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p215Palabras clave:
Educação, Relações étnico-raciais, Currículo, Ensino de história.Resumen
Abrindo caminho para o estabelecimento de um amplo debate em nível nacional sobre as questões referentes à situação do negro e do afro-descendente na sociedade brasileira foi sancionado pelo Governo Federal a Lei 10.639/2003 que altera a LDB 9694/96. Neste sentido, proponho a discussão das diversas identidades dos educandos e educandas da Educação infantil ao Ensino Médio desde a introjeção de valores considerados negativos, alimentado no dia-a-dia por processos sociais, até a consolidação de uma identidade afrocentrada, valorizando também a inclusão das raízes européias e indígenas. Desta forma, este trabalho possibilita uma reflexão sobre o ensino da educação étnico-raciais nos diversos níveis de ensino, em diferentes componentes curriculares e especialmente na disciplina de História.
Descargas
Citas
BITTENCOURT, C. Identidade nacional. In: KARNAL, L. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.
BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização Diversidade. Orientações Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
MELO, A. História de todos dos tempos para mediação. Loyola. v. 2.
PIRES, R. A. P. Educação de Jovens e Adultos. In: BRASIL. Ministério da Educação.Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização Diversidade. Orientações e Açõespara Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
LOBO, T. Currícu!o e identidade na educação. Fortaleza: Livro Técnico, 2005.
KARNAL, L. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.
ROCHA, U. História, currículo e cotidiano escolar. São Paul: Cortez, 2002.
SANTANA, P. M.S. Educação Infantil. In: BRASIL. Ministério da Educação.Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização Diversidade. Orientações e Açõespara Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
SOUZA, A. L. Ensino Médio. In: BRASIL. Ministério da Educação.Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização Diversidade. Orientações e Açõespara Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.