Historic knowledge construction at school
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p429Keywords:
History teaching, Function of History at school, construction of historical knowledge.Abstract
This paper aims to show the project conducted in the begin of 2016 school year, in a private school in Ponta Grossa. The project highlights the discussion about the importance of History to guide the students' practical life, how the subject can offer support to the experience of democracy and to the everyday reality of debates and flood of information. For this purpose, we offered the students from sixth grade the oportunity to write, by themselves, the history of the institution where they study, enabling them to understand the historiografic operation and exercise the withidrawal of information from several sources, generating a sharp eye to analyze the sources, allowing the authonomy in the process of constructing knowlede.Downloads
Download data is not yet available.
References
BITTENCOURT, C. Os confrontos de uma disciplina escolar: da história sagrada à história profana. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.13, n. 25/26, p.193-221, 1993.
CABRINI, C.; CIAMPI, H.; VIEIRA, M.; PEIXOTO, M.; BORGES, V. P. Ensino de história: revisão urgente. São Paulo: EDUC, 2000.
CAIMI, F. E. Fontes históricas na sala de aula: uma possiblidade de produção do Conhecimento histórico escolar? Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 129-150, 2008.
CERRI, L. Cartografias temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 59-81, 2011a.
CERRI, L. F. Ensino de história e consciência histórica. Rio de Janeiro: FGV, 2011b.
CERTEAU, M. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
FERREIRA, C. A.; COSTA, M. A. Ensino, história e educação com/sem convergência. História & Ensino, Londrina, v.21, n. 2, p. 13-30, 2015.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Editora Papirus, 2003. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
FORQUIN, J.-C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados : Cortez, 1989. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v. 4)
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura).
KOSELLECK, R. Espaço de experiência e horizonte de expectativa. In: KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006. p. 305-327.
LAVILLE, C. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de história. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19, n. 38, p. 125- 138, 1999.
NIDELCOFF, M. T. Uma escola para o povo. 30. ed. Tradução de J. S. TREVISAN. São Paulo: Editora Brasiliense, 1980.
PACHECO, J. A. Currículo, investigação e mudança. In: LIMA, L. C. et al. (org.). A educação em portugal (1986-2006). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2007. p. 80-148.
PARDAL, L. A. A escola, o currículo e o professor. 2. ed. Aveiro: Aveiro Universidade, 2005.
PERRENOUD, P. La transposition didactique à partir de pratiques: des savoirs aux compétences. Revue des Sciences de l'Éducation, Montréal, v. 24, n. 3, p. 487-514, 1998.
PINSKY, J.; PINSKY, C. B. Por uma história prazerosa e consequente. In: KARNAL, L. (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 17-36.
RÜSEN, J. Perda de sentido e construção de sentido no pensamento histórico na virada do milênio. História: Debates e Tendência, Passo Fundo, v. 2, p. 9-22, dez. 2001.
RÜSEN, J. Aprendizado histórico. In: SCHIMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. Jörn Rüsen e o ensino da história. Curitiba: UFPR, 2010a. p. 41-49. RÜSEN, J. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2010b.
SILVA, M. A.; FONSECA, S. G. Ensino de história hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 31, n. 60, p. 13-33, 2010.
CABRINI, C.; CIAMPI, H.; VIEIRA, M.; PEIXOTO, M.; BORGES, V. P. Ensino de história: revisão urgente. São Paulo: EDUC, 2000.
CAIMI, F. E. Fontes históricas na sala de aula: uma possiblidade de produção do Conhecimento histórico escolar? Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 129-150, 2008.
CERRI, L. Cartografias temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 59-81, 2011a.
CERRI, L. F. Ensino de história e consciência histórica. Rio de Janeiro: FGV, 2011b.
CERTEAU, M. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
FERREIRA, C. A.; COSTA, M. A. Ensino, história e educação com/sem convergência. História & Ensino, Londrina, v.21, n. 2, p. 13-30, 2015.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Editora Papirus, 2003. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
FORQUIN, J.-C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados : Cortez, 1989. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v. 4)
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura).
KOSELLECK, R. Espaço de experiência e horizonte de expectativa. In: KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006. p. 305-327.
LAVILLE, C. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de história. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19, n. 38, p. 125- 138, 1999.
NIDELCOFF, M. T. Uma escola para o povo. 30. ed. Tradução de J. S. TREVISAN. São Paulo: Editora Brasiliense, 1980.
PACHECO, J. A. Currículo, investigação e mudança. In: LIMA, L. C. et al. (org.). A educação em portugal (1986-2006). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2007. p. 80-148.
PARDAL, L. A. A escola, o currículo e o professor. 2. ed. Aveiro: Aveiro Universidade, 2005.
PERRENOUD, P. La transposition didactique à partir de pratiques: des savoirs aux compétences. Revue des Sciences de l'Éducation, Montréal, v. 24, n. 3, p. 487-514, 1998.
PINSKY, J.; PINSKY, C. B. Por uma história prazerosa e consequente. In: KARNAL, L. (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 17-36.
RÜSEN, J. Perda de sentido e construção de sentido no pensamento histórico na virada do milênio. História: Debates e Tendência, Passo Fundo, v. 2, p. 9-22, dez. 2001.
RÜSEN, J. Aprendizado histórico. In: SCHIMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. Jörn Rüsen e o ensino da história. Curitiba: UFPR, 2010a. p. 41-49. RÜSEN, J. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2010b.
SILVA, M. A.; FONSECA, S. G. Ensino de história hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 31, n. 60, p. 13-33, 2010.
Downloads
Published
2019-12-01
How to Cite
Cruz, M. M. (2019). Historic knowledge construction at school. História & Ensino, 25(2), 429–448. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p429
Issue
Section
Laboratório (artigo)
License
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.