Becoming a teacher, reflecting about practice: some questions from supervised practice in history
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p35Keywords:
Teacher training, Supervised practice, History teachingAbstract
This article aims do problematize some questions concerning the training of history teachers in courses starting from the Supervised Practice activities, examining some solutions presented by History graduate students of UNIOESTE , proposed by them in the Training Plan and applied in public schools of Marechal Cândido Rondon, PR.
Downloads
References
CAMARGO, D. M. P.; ZAMBONI, E.; GALZERANI, M. C. B. Sabor e Dissabores do Ensino de História. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 9 n. 19, set.89/fev.90
CHESNEAUX, J. Devemos fazer tábula rasa do passado? Sobre a história e os historiadores. São Paulo: Ed. Ática, 1995.
FUNARI, P. P. A renovação da história antiga. In: KARNAL, L. (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005.
KHOURY, Y. A. Muitas memórias, outras histórias: cultura e o sujeito na história. In: FENELON, D. R. e. all. (Org.). Muitas memórias, outras história. São Paulo: Olho D’Água, 2000.
MONTEIRO, A. M. F. C. O lugar da Prática de Ensino na formação do professor: um espaço de socialização profissional, III Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.
RAMOS, M. T.; CAINELLI, M. R. A formação de professores e o estágio supervisionado na licenciatura em história: uma experiência na Universidade Estadual de Londrina. In: CAINELLI, M. R.; SILVA, I. F. (|Org.). O Estágio na Licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2009
RANZI, S. M. F. O lugar da Prática de Ensino na produção do saber escolar. III Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.
ROCHA, H. Sem bagagem não se ensina e nem se aprende história. In: SILVA, C. B.; ZAMBONI, E. Ensino de História, memória e culturas. Curitiba, CRV, 2013.
SILVA, M. A. da. A vida e o cemitério dos vivos. In: SILVA, M. Repensando a história. São Paulo. ANPUH/Marco Zero, 1984.
SILVA, M. A. da História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.
VILLALTA, L. C. Dilemas da relação teoria e prática na formação do professor de História: alternativas em perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13 n. 25/26, set.92/ago.93
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.