Alguns problemas do ensino escolar de história regional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p53

Keywords:

Teaching regional history, Curricular proposals, Region.

Abstract

O ensino de História Regional nas escolas decorre, em boa parte, de pressões políticas que ultrapassam a autoridade e os interesses dos professores e dos alunos. Ela aparece em freqüente oposição aos termos das exigências de conhecimento rotineiros nos meios acadêmicos. O artigo traça um breve panorama desta situação conflituosa. O foco reside no Paraná, mas certas ponderações pretendem ter validade extensível para outros Estados da Federação.

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José Henrique Rollo Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá

Professor of History of America and researcher at the Laboratory of Archeology, Ethnology and Ethno-History at the Universidade Estadual de Maringá

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Published

1998-07-06

How to Cite

Gonçalves, J. H. R. (1998). Alguns problemas do ensino escolar de história regional. História & Ensino, 4, 53–75. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p53

Issue

Section

Artigos