Apontamentos sobre ensino de história do Paraná

Autores

  • Lucinéia Cunha Steca Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2004v10n0p21

Palavras-chave:

Região, Identidade, Memória, Regionalismo, Ensino de história.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o ensino de História Regional, no que tange à forma e ao conteúdo de História do Paraná, ministrado por professores, no Ensino Fundamental II segmento e no Ensino Médio, como (PEC) Projeto de Enriquecimento Curricular.

Biografia do Autor

Lucinéia Cunha Steca, Universidade Estadual de Londrina

Professora de História atualmente atuando no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEBJA), em Londrina

Referências

AGRA, Ó. A. Ensaiando um diálogo: história acadêmica e história “ensinada”. Saeculum, n. 8/9, p. 157-178, jan/dez, 2003.

ARIAS NETO, J. M. O pioneirismo: discurso político e identidade regional. História & Ensino, Londrina, n. 1, 1995.

ZEVEDO, C. Identidades compartilhadas: a identidade nacional em questão. In: ABREU, M.; SOIHET, . (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticos e metodologia. Rio de Janeiro: Ed. Casa da Palavra, 2003. p. 43-44.

BITTENCOURT, C. M. F. Propostas curriculares de história: continuidades e transformações (1998). In: BARRETO, A. Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.

BOSI, E. Memória e sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BURMESTER, A. M.; PAZ, F. M.; MAGALHÃES, M. D. O Paranismo em questão. In: BURMESTER, A. M.; PAZ, F. M.; MAGALHÃES, M. D. República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990. p. 159S

CAINELLl, M. História do Brasil, histórias de brasileiros: História, passado e identidade da memória popular. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003.

CASSIER, E. Ensaio sobre homem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CONTIJO, R. Identidade nacional e ensino de história: a diversidade como patrimônio sócio-cultural. In: ABREU, M.; SOIHET, . (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticos e metodologia. Rio de Janeiro: Ed. Casa da Palavra, 2003.

DAVIES, N. Elementos para a Construção do Currículo de História. História & Ensino, Londrina, n. 2, p. 23-33, 1996.

GONÇALVES, J. H. R. Alguns problemas do ensino escolar de história regional. História & Ensino, Londrina, n. 6, p. 64, 1998.

MONIQUE, A. P.; PROENÇA, M. C. Didática da história: patrimônio e hstória Local: comentários e considerações sobre a reforma educacional do ensino em Portugal final dos anos 90. Lisboa: Texto Editora, 1994.

PENTEADO, H D. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1994.

PESAVENTO, S. J. História Regional e transformação social. In: SILVA, M. A. (Org.). República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990.

PIORI, Â. História regional e local: métodos e fontes. Pós-História, Assis, v. 4, 1994.

SEVCENKO, N. Literatura como missão. São Paulo: Brasiliense, 1999.

SILVA, J. A. Q. Globalização e História Local. História & Ensino, v. 7, p. 3-102, Londrina, 2001.

Downloads

Publicado

2004-05-17

Como Citar

Steca, L. C. (2004). Apontamentos sobre ensino de história do Paraná. História & Ensino, 10, 21–40. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2004v10n0p21

Edição

Seção

Artigos