Teacher training for the 21st century: dimensions of a crisis experienced

Authors

  • Geni Rosa Duarte Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p51

Keywords:

History

Abstract

Este artigo propõe-se a analisar algumas mudanças nos debates historiográficos mais recentes, que afetam o ensino de História e a definição do papel do professor, como uma crise. Torna-se difícil ao professor de História incorporar essas mudanças historiográficas no contexto da sala de aula e no uso de materiais didáticos. Entretanto, essas mudanças podem apontar alguns caminhos para a formação de professores no século XXI.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Geni Rosa Duarte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor at the State University of Western Paraná, Marechal Cândido Rondon campus

References

CABRINI, C.; CIAMPI, H.; VIEIRA, M. P.; PEIXOTO, M. R.; BORGES, Y. H. P. O ensino de história na 5ª série: um desafio e uma tarefa urgente. Projeto História, São Paulo, n. 5, nov. 1985.

CASTELO BRANCO, H. A. Aula inaugural dos cursos de 1967 da Escola Superior de Guerra. Brasília, 1967. Mimeo

FENELON, D. R. Aquestão dos Estudos Sociais. Cadernos Cedes, São Paulo, n. 10, 1989.

GIORDAN, M.; STAROBINAS, L.; SCHWARTZ, G. Inclusão digital e reforma universitária. Folha de São Paulo,São Paulo, 29 mar. 2005. p. 3.

Published

2005-05-07

How to Cite

Duarte, G. R. (2005). Teacher training for the 21st century: dimensions of a crisis experienced. História & Ensino, 11, 51–61. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p51

Issue

Section

Artigos