Digression about education an teaching of history twenty first century
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p7Keywords:
Teaching of history, Identity, Historic conscience, Changes, Value.Abstract
This article is about the conceptions of the teaching of History during the twentieth century and its projection towards the threshold of the twenty-first century. The objectives of History and Education as a branch of knowledge are focused here. I also point ou the great innovations occurred in the technology and its consequences for the mankind. The concepts of identity and the historic conscience are the basis of our reflections.
Metrics
References
BOTO, C. Na Revolução Francesa, os princípios democráticos da escola pública, laica e gratuita: o relatório de Condorcet. Educação & Socideade, Campinas, v.24, n.84, p.735-762, 2003.
CAPELATO, M. H. R. Multidões em Cena. Campinas: Papirus, 1998.
CASTRO, M. H. G. O Brasil e os compromissos internacionais na área de educação. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO, 2001, Brasília. Coletânea de textos... Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de publicações, 2001.
DIAS, M. F. S. Invenção da América na cultura escolar. 1997. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
DIEHL, A. A. Cultura historiográfica: memória, identidade e representação. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
FONSECA, S. G. Didática ePrática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2003.
GALZERANI, M. C. B. O Significado da historia local para o ensino face a aceleração da globalização cultural. Campinas, 1998.Texto mimeo.
GARCÍA, V. R. Aprendizaje Histórico: algunas consideraciones y propuestas didácticas desde una óptica alemana. In: SILLER, J. P.; GARCÍA, V. R, (org.). Identídad en el Imaginário Nacional. Concepciones y Experiências em la ensenanza de la Historia, Instítuto de Ciencias Sociales y Humamdades, BUA, Puebla, México 1998.
HOBSBAWM, E. Sobre história. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
HOLLANDA, G. Um quarto de século de programas e compêndios de historiapara o Ensino Secundário brasileiro 1931-1956. Rio de Janeiro: INEP - Ministerio de Educação eCultura, 1957. p.7.
IMBERNÓN, E. Amplitude e profundidade do olhar: a educação ontem, hoje e amanhã. In: IMBERNÓN, E. (org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
MCLAREN, P. Pedagogia revolucionaria em tempos pós-revolucionários: repensar a economia política da educação crítica. In: IMBERNÓN, E (org.) A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. . Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
MOREIRA, A. E. B.; MACEDO, E. E. Currículo, identidade e diferença. In: Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidades. Porto, Portugal: Porto Editora, 2002.
NADAI, E. O ensino de história no Brasil: trajetória eperspectiva. Revista Brasileira de Historia,São Paulo, n. 25/26, , p. 143-162, set. 92/ago. 93.
QUINTANAR, A. S. Identidade yconsciência en la ensenanza dela Historia. In: SILLER, J. P.; GARCÍA, V. R. (org.). Identidad en el Imaginário Nacional: concepciones y experiências em la ensenanza de lahistoria. Puebla, México: Instítuto de Ciencias Sociales yHumanidades, 1998.
RIGAL, L. A escola critico-democrática: uma matéria pendente no limiar do século XXI. In: IMBERNÓN, E. (org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed Editora.
RUSEN, J. Razão Histórica :história da história: os fundamentos da ciência histórica. Trad. de Estevão Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
RUSEN, J. EI desarrollo de la competencia narrativa en el aprendizaje historico: una hipótesis ontogenética relativa a la conciencia moral. Revista Propuesta Educativa, Buenos Aires, ano 4, n.7, p.27-36, out. 1992.
SCHMIDT, M. A. Jovens brasileiros e europeus: identidade, cultura e ensino de história (1998-2000).Perspectiva, Florianópolis, v.20, n. Especial, p. 183-208. Ju./dez.2002.
SEVCENKO, N. A corrida para oséculo XXI: No lop da montanha- russa. Coordenação de Laura de Mello eSouza eLilia Moritz Schwarcz. São Paulo. Cia. das Letras, 2001.
ZAMBONI, E. Orientações Metodológicas presentes no currículo ena docência do ensino de história do Brasil. Agora, Santa Cruz do Sul, v. 4, n.12, jan./dez.l998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.