Explorando as margens
histórias, memórias e práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p249-256Palavras-chave:
Ensino de história, Memória, Práticas PedagógicasResumo
Resenha do livro Ensino de História: contribuições a partir da História local, organizado por Nadia Gonçalves e Ana Cláudia Urban, publicado em 2023 pela editora Appris. A coletânea reúne diversos pesquisadores com formações diferentes que refletem sobre a importância do "local" no ensino de História, assim como sugerem diversas abordagens metodológicas. O livro resenhado apresenta-se como oportunidade principalmente para os professores e professoras do Paraná, mas também de outros estados para repensarem as suas práticas cotidianas. Os capítulos trazem importantes reflexões e metodologias que adaptadas às diferentes realidades, podem tornar o ensino de História mais significativo e fecundo.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Tradução de Cassia Silveira e Denise Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.
CAIMI, Flávia. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 17-32, jul./dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-77042006000200003
CAIMI, Flávia. O que precisa saber um professor de História?. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p105
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
GONÇALVES, Nadia; URBAN, Ana Cláudia (org.). Ensino de História: contribuições a partir da História local. Curitiba: Appris, 2023.
GOUBERT, Pierre. História local. Revista Arrabaldes - Por uma História Democrática. Rio de Janeiro, n. 1, p. 69-82, maio/ago. 1988.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, Curitiba, p. 131-150, 2006. Número especial. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.403
LEE, Peter. Literacia histórica e transformativa. Educar em Revista, Curitiba, n. 60, p. 107-146, abr./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.45979
NEVES, Joana. História local e construção da identidade social. Saeculum, João Pessoa, n. 3, p. 13-27, jan./dez. 1997.
PRATS, Joaquim. El estudio de la Historia local como opcíon didáctica: destruir o explicar la historia?. In: PRATS, Joaquim. Enseñar historia: notas para una didáctica renovadora. Merida: Junta de Extremadura, 2001. p. 71-85.
RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão (org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: EDUFPR, 2010. p. 23-40.
RÜSEN, Jörn. Formando a consciência histórica: para uma didática humanista da história. In: RÜSEN, Jörn; SCHMIDT, Maria Auxiliadora et al. (org.). Humanismo e didática da História. Curitiba: W. A. Editores, 2015. p. 10-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Rafael Machado Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
















