Explorando as margens

histórias, memórias e práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p249-256

Palavras-chave:

Ensino de história, Memória, Práticas Pedagógicas

Resumo

Resenha do livro Ensino de História: contribuições a partir da História local, organizado por Nadia Gonçalves e Ana Cláudia Urban, publicado em 2023 pela editora Appris. A coletânea reúne diversos pesquisadores com formações diferentes que refletem sobre a importância do "local" no ensino de História, assim como sugerem diversas abordagens metodológicas. O livro resenhado apresenta-se como oportunidade principalmente para os professores e professoras do Paraná, mas também de outros estados para repensarem as suas práticas cotidianas. Os capítulos trazem importantes reflexões e metodologias que adaptadas às diferentes realidades, podem tornar o ensino de História mais significativo e fecundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Rafael Machado Nascimento, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Ensino de História (UNIFAP). Professor de História da Secretaria de Educação do Estado do Amapá - SEED - AP. Doutorando em Ensino de História pelo PROFHISTÓRIA - UNIFAP.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Tradução de Cassia Silveira e Denise Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CAIMI, Flávia. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 17-32, jul./dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-77042006000200003

CAIMI, Flávia. O que precisa saber um professor de História?. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p105

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

GONÇALVES, Nadia; URBAN, Ana Cláudia (org.). Ensino de História: contribuições a partir da História local. Curitiba: Appris, 2023.

GOUBERT, Pierre. História local. Revista Arrabaldes - Por uma História Democrática. Rio de Janeiro, n. 1, p. 69-82, maio/ago. 1988.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, Curitiba, p. 131-150, 2006. Número especial. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.403

LEE, Peter. Literacia histórica e transformativa. Educar em Revista, Curitiba, n. 60, p. 107-146, abr./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.45979

NEVES, Joana. História local e construção da identidade social. Saeculum, João Pessoa, n. 3, p. 13-27, jan./dez. 1997.

PRATS, Joaquim. El estudio de la Historia local como opcíon didáctica: destruir o explicar la historia?. In: PRATS, Joaquim. Enseñar historia: notas para una didáctica renovadora. Merida: Junta de Extremadura, 2001. p. 71-85.

RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão (org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: EDUFPR, 2010. p. 23-40.

RÜSEN, Jörn. Formando a consciência histórica: para uma didática humanista da história. In: RÜSEN, Jörn; SCHMIDT, Maria Auxiliadora et al. (org.). Humanismo e didática da História. Curitiba: W. A. Editores, 2015. p. 10-42.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Machado Nascimento, B. R. (2024). Explorando as margens: histórias, memórias e práticas pedagógicas. História & Ensino, 30(2), 249–256. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p249-256

Edição

Seção

Resenhas