A polifonia das margens

produção dialógica de conhecimentos histórico-educacionais em um distrito de Uberlândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p169-189

Palavras-chave:

Ensino de história, ProfHistória, periferia, cidade, memória

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa de mestrado realizada junto a estudantes de escola pública de uma área periférica em importante cidade do interior de Minas Gerais. Objetivou-se na pesquisa mobilizar o Ensino de História na reelaboração de sensibilidades dos estudantes relativas ao lugar onde vivem, fortemente marcado por imagens depreciativas, endossadas pelas mídias e pela ausência de políticas públicas que se voltem para esse lugar e sua população. O recorte aqui apresentado privilegia o diálogo com produções narrativas dos estudantes na primeira fase das atividades, as quais levaram a reflexões sobre os desafios da docência em História na contemporaneidade, tendo em vista as demandas ético-políticas da disciplina em contexto de profundas desigualdades geradas pela modernidade capitalista. No arcabouço teórico-metodológico há diálogo com produções de professoras e pesquisadoras brasileiras, dedicadas à compreensão da produção de conhecimentos histórico-educacionais na interface com a cidade, e com o filósofo berlinense Walter Benjamin, importante crítico da modernidade, defensor de uma história vista a partir do que é deixado à margem, ou esquecido, e de caminhos que aderem aos desvios, ao invés de insistir nas rotas do sempre igual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Mundim Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Ensino de História/Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia

Nara Rúbia de Carvalho Cunha, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Unicamp. Professora do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

BENJAMIN, Walter. Infância em Berlim por volta de 1900. In: BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1995. v. 2, p. 71-142.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BETLINSKI, Carlos; SANTOS, Maurício Inácio dos. Experiência e racionalidade estética no trabalho docente. Devir Educação, Lavras, v. 4, n. 2, p. 343-372, 2020. Disponível em: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/223. Acesso em: 29 fev. 2024 DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.223

CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho. Chão de pedras, céu de estrelas: o museu-escola do Museu da Inconfidência, Ouro Preto, década de 1980. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2011.

CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho; FRANÇA, Cyntia Simioni; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Ressignificar a formação docente na relação com as experiências vividas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 29, n. 57, p. 219-234, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8281. Acesso em: 29 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p219-234

DANTAS, Sandra Mara. De Uberabinha a Uberlândia: os matizes de um projeto de construção da Cidade Jardim (1900-1950). In: BRITO, Diogo de Souza, WARPECHOWSKI, Eduardo Moraes (org.). Uberlândia revisitada: memória, cultura e sociedade. Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 17-50.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. 8. ed. Campinas: Papirus, 1993.

FRANÇA, Cyntia Simioni; SANTOS, Maíra Wencel Ferreira. Museus e seus públicos: possibilidades dialógicas, inventivas e interativas. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, Uberlândia, v. 33, n. 2, p. 251-279, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/57384. Acesso em: 29 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.57384

GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Imagens que lampejam: ensaios sobre memória, história e educação das sensibilidades. Campinas: FE/UNICAMP, 2021a

GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Imagens que lampejam: contribuições de Walter Benjamin para produção de conhecimentos históricos. In: GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Imagens que lampejam: ensaios sobre memória, história e educação das sensibilidades. Campinas: FE/UNICAMP, 2021b p. 176-189.

GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Memória, História e (Re) invenção educacional: uma tessitura coletiva na escola pública. In: GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Imagens que lampejam: ensaios sobre memória, história e educação das sensibilidades. Campinas: FE/UNICAMP, 2021c p. 95-137.

HOMEM é morto com golpes de faca ao receber suposto "corretivo" no morada nova em Uberlândia. V9, Uberlândia, 6 jan. 2025. Disponível em: https://v9vitoriosa.com.br/homem-e-morto-com-golpes-de-faca-ao-receber-suposto-corretivo-no-morada-nova-em-uberlandia. Acesso em: 3 jan. 2025.

JESUS, Likem Edson Silva de. Periferia, um termo crítico: distanciamentos espaciais, sociais e simbólicos nas cidades. Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife, v. 10, p. 58-78, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistamseu/article/view/244989/38612. Acesso em: 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.51359/2238-8052.2021.244989

KERN, Leslie. A cidade feminista: a luta pelo espaço em um mundo desenhado por homens. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021.

MARTINS, Igor. Moradores do Morada Nova, em Uberlândia, reivindicam asfaltamentos de rua do bairro. Diário de Uberlândia, Uberlândia, 17 ago. 2022. Disponível em: https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/31918/moradores-do-morada-nova-em-uberlandia-reivindicam-asfaltamento-de-ruas-do-bairro. Acesso em: 27 fev. 2024

MIRANDA, Sonia Regina. Sobre o ato de aprender a olhar: a cidade como um jogo de saberes e potências educadoras. NUPEM, Campo Mourão, v. 14, n. 33, p. 43-63, set./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4819/4976 Acesso em: 27 fev. 2024 DOI: https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.33.43-63

PASSOS, Pâmela; MENDONÇA, Amanda. O professor é o inimigo: uma análise sobre perseguição docente no Brasil. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História do ensino de história no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 37, p. 73-91, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/24245. Acesso em: 29 fev. 2024.

SEFFNER, Fernando. Se não agora, quando? A urgência do hoje e a desigualdade como tema no Ensino de História. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 33, p. 1-30, maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180313332021e0107. Acesso em: 29 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180313332021e0107

SOUZA, Elizabeth Salgado de. Museus: testemunhas do tempo. Amae Educando, Belo Horizonte, ano 25, n. 228, p. 4-7, jun. 1992.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Borges, M. M., & Cunha, N. R. de C. (2024). A polifonia das margens: produção dialógica de conhecimentos histórico-educacionais em um distrito de Uberlândia. História & Ensino, 30(2), 169–189. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p169-189

Edição

Seção

Dossiê ENSINO DE HISTÓRIA EM "PERIFERIAS": ENSINAR E APRENDER EM MARGENS, BEIRAS, BORDAS E FRONTEIRAS