A polifonia das margens
produção dialógica de conhecimentos histórico-educacionais em um distrito de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p169-189Palavras-chave:
Ensino de história, ProfHistória, periferia, cidade, memóriaResumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa de mestrado realizada junto a estudantes de escola pública de uma área periférica em importante cidade do interior de Minas Gerais. Objetivou-se na pesquisa mobilizar o Ensino de História na reelaboração de sensibilidades dos estudantes relativas ao lugar onde vivem, fortemente marcado por imagens depreciativas, endossadas pelas mídias e pela ausência de políticas públicas que se voltem para esse lugar e sua população. O recorte aqui apresentado privilegia o diálogo com produções narrativas dos estudantes na primeira fase das atividades, as quais levaram a reflexões sobre os desafios da docência em História na contemporaneidade, tendo em vista as demandas ético-políticas da disciplina em contexto de profundas desigualdades geradas pela modernidade capitalista. No arcabouço teórico-metodológico há diálogo com produções de professoras e pesquisadoras brasileiras, dedicadas à compreensão da produção de conhecimentos histórico-educacionais na interface com a cidade, e com o filósofo berlinense Walter Benjamin, importante crítico da modernidade, defensor de uma história vista a partir do que é deixado à margem, ou esquecido, e de caminhos que aderem aos desvios, ao invés de insistir nas rotas do sempre igual.
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