Ensino de história e a presença de mulheres negras nos materiais do Museu Afro Brasil/SP

dos objetos culturais às tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p106-127

Palavras-chave:

Mulheres negras, Museu Afro Brasil, Ensino de história, Memória

Resumo

Este artigo visa analisar a representatividade de mulheres negras no museu Afro Brasil (SP), a partir de alguns objetos, adornos, vestimentas vinculadas como intrínsecas as experiências dessas mulheres, percebendo como o museu apresenta e discute a presença de mulheres negras no seu acervo. A análise será feita a partir dos textos, materiais de apoio do setor de Pesquisa e de Educação do MAB e disponíveis no sítio 'web' do museu, explicitando como o museu apresenta e discute a presença de mulheres negras no seu acervo que podem contribuir para ensinar história. Teoricamente, embasamos a abordagem pelos conceitos de representatividade e representação cultural, pela história das mulheres negras, memória e ensino de história. Metodologicamente, o artigo apresenta as dimensões analíticas e conceituais das memórias femininas negras na sua potencialidade, com análise dos objetos e da cultura material que possibilitam a aprendizagem histórica para crianças e jovens estudantes. Fundamentando, assim, as 'interfaces' entre análise do museu como espaço de memória e a vinculação e apresentação ao público sobre a contribuição cultural das mulheres negras em diferentes períodos históricos (recorte que realizamos a partir dos objetos analisados). O intuito de investigar essas representatividades se dá para fomentar a importância da problematização, pela perspectiva histórica, sobre o que expressam as exposições do museu.

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Biografia do Autor

Jaqueline Zarbato, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em História pela UFSC. Docente no curso de História/UFMS e na Pós Graduação em História/UFMT. Líder do grupo de pesquisa: Ensino de História, Memória e Patrimônio. Desenvolve atividades de docência na prática de ensino de história; estágio supervisionado em História. E pesquisa sobre ensino de história e memória, relações de gênero; patrimônio.

Nelson Barros da Silva Júnior, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Zarbato, J., & Silva Júnior, N. B. da. (2024). Ensino de história e a presença de mulheres negras nos materiais do Museu Afro Brasil/SP: dos objetos culturais às tecnologias digitais. História & Ensino, 30(2), 106–127. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p106-127

Edição

Seção

Dossiê ENSINO DE HISTÓRIA EM "PERIFERIAS": ENSINAR E APRENDER EM MARGENS, BEIRAS, BORDAS E FRONTEIRAS