Ensino de história e a presença de mulheres negras nos materiais do Museu Afro Brasil/SP
dos objetos culturais às tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p106-127Palavras-chave:
Mulheres negras, Museu Afro Brasil, Ensino de história, MemóriaResumo
Este artigo visa analisar a representatividade de mulheres negras no museu Afro Brasil (SP), a partir de alguns objetos, adornos, vestimentas vinculadas como intrínsecas as experiências dessas mulheres, percebendo como o museu apresenta e discute a presença de mulheres negras no seu acervo. A análise será feita a partir dos textos, materiais de apoio do setor de Pesquisa e de Educação do MAB e disponíveis no sítio 'web' do museu, explicitando como o museu apresenta e discute a presença de mulheres negras no seu acervo que podem contribuir para ensinar história. Teoricamente, embasamos a abordagem pelos conceitos de representatividade e representação cultural, pela história das mulheres negras, memória e ensino de história. Metodologicamente, o artigo apresenta as dimensões analíticas e conceituais das memórias femininas negras na sua potencialidade, com análise dos objetos e da cultura material que possibilitam a aprendizagem histórica para crianças e jovens estudantes. Fundamentando, assim, as 'interfaces' entre análise do museu como espaço de memória e a vinculação e apresentação ao público sobre a contribuição cultural das mulheres negras em diferentes períodos históricos (recorte que realizamos a partir dos objetos analisados). O intuito de investigar essas representatividades se dá para fomentar a importância da problematização, pela perspectiva histórica, sobre o que expressam as exposições do museu.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1993.
CANDAU, Joel. Memória e identidade. Buenos Aires: Ediciones Del Sol, 2008.
CARMO, Sura Souza; VIEIRA, Flávia Cristina Costa. Intersecções entre gênero, raça e trabalho: o vestir-se das negras de ganho no século XIX. Veredas da História, Salvador, v. 13, n. 2, p. 100-125, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.9771/rvh.v13i2.47435
CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a
partir de uma perspectiva de gênero. Portal Geledés, São Paulo, 6 mar. 2011. Disponível em: https://www.geledes.org.br/enegrecer-o-feminismo-situacao-da-mulher-negra-na-america-latina-partir-de-uma-perspectiva-de-genero/. Acesso em: 20 dez. 2022.
CAZELLI, Sibele; MARANDINO, Martha; STUDART, Denise. Educação e comunicação em museus de ciência: aspectos históricos, pesquisa e prática. In: GOUVÊA, Guaracira; MARANDINO, Martha; LEAL, Maria Cristina (org.). Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: Access, 2003. cap. 4, p. 83-106.
CHAGAS, Mário de Souza. Os museus e as novas formas de institucionalização das memórias: tecnologias e práticas sociais. Comunicações do ISER, Rio de Janeiro, v. 59, p. 55-60, 2004.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
COSTA, Andréa; CASTRO, Fernanda; CHIOVATTO, Milene; SOARES, Ozias. Educação museal. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. p. 73-77. Disponível em: https://www.gov.br/museus/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/cadernos-e-revistas/caderno-da-politica-nacional-de-educacao-museal/view. Acesso em: Acesso em: 22 dez. 2022.
CURIEL, Ochy. Construindo metodologias feministas desde o feminismo decolonial. In: MELO, Paula Balduino de et al. (org.). Descolonizar o feminismo. Brasília, DF: Editora IFB, 2019. p. 32-51.
DESVALLÉES, André. "Cent quarante termes muséologiques ou petit glossaire de l'exposition". In: BARY, Marie-Odile, TOBELEM, Jean-Michel, Manuel de muséographie, Paris: Séguier - Option Culture, 1998. p. 205-251.
E NÃO sou uma mulher? - Sojourner Truth. Tradução: Osmundo Pinho, do Scribd. Portal Geledés, São Paulo, 8 jan. 2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/e-nao-sou-uma-mulher-sojourner-truth/. Acesso em: 22 dez. 2022.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 45. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ: MINC-IPHAN, 1997.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2009.
GOLA, Eliana. Joia: história e design. São Paulo: SENAC, 2008.
GRAHAM, Sandra Lauderdale. Uma certa liberdade. In: FARIAS, Juliana Barreto; GOMES, Flávio; XAVIER, Giovana (org.). Mulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação. São Paulo: Selo Negro, 2012. p. 134-148.
HEIN, George. Learning in the museum. London: Routledge, 1998.
JACCOUD, Luciana. O combate ao racismo e à desigualdade: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. In: THEODORO, Mário; JACCOUD, Luciana; OSÓRIO, Rafael, SOARES, Sergei (org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília, DF: Ipea, 2008. cap. 6, p. 131-166.
KOUTSOUKOS, Sandra Sofia Machado. Amas na fotografia brasileira da segunda metade do século XIX. Studium, Campinas, p. 1-4, 2007. Número especial.
KOUTSOUKOS, Sandra Sofia Machado. Negros no estúdio do fotógrafo. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
LOPES, Maria Aparecida de Oliveira. Museu Afro Brasil: ampliando e preservando os bens materiais e imateriais da cultura afro-brasileira. Revista Patrimônio e Memória, Assis, v. 4, n. 1, p. 140-160, 2006.
LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo decolonial. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 935-952, set./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2014000300013
MARTINS, Luiz Carlos Nunes. No seio do debate: amas-de-leite, civilização e saber médico no Rio de Janeiro. 2006. Dissertação (Dissertação Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2006.
MUCHACHO, Rute. O museu virtual: as novas tecnologias e a reinvenção do espaço museológico. In: FIDALGO, António; SERRA, Paulo (org.). Estética e tecnologias da imagem. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2005. v. 1, p. 579-583.
MUSEU AFRO BRASIL. Documento normativo SP, 2021/2022. São Paulo: Governo do Estado, 2022. Disponível em: http://museuafrobrasil.org.br. Acesso em: 222 dez. 2022.
PERROT, Michelle. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
POULOT, Dominique. Museu, nação, acervo. In: BITTENCOURT, José Neves; TOSTES, Vera; BENCHETRIT, Sara (org.). História representada: o dilema dos museus. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2003. p. 25-62.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.
RECHENA, Aida Maria Dionísio. Sociomuseologia e gênero: imagens da mulher em exposições de museus portugueses. 2011. Tese (Doutorado em Museologia) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2011.
SÁNCHEZ MORA, María del Carmen. Diversos enfoques sobre as visitas guiadas nos museus de ciência. In: MASSARANI, Luisa; MERZAGORA, Matteo; RODARI, Paola (org.). Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida: Fiocruz, 2017. p. 21-26.
SCHEINER, Teresa Cristina. Museu e contemporaneidade. Rio de Janeiro: UNIRIO: UGF, 1994.
SILVA, Joana Angélica Flores. A representação das mulheres negras nos museus de Salvador: uma análise em branco e preto. 2015. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
SILVA, Robson Roberto. A presença das amas-de-leite na amamentação das crianças brancas na cidade de São Paulo no século XIX. Antíteses, Londrina, v. 9, n. 17, p. 297-322, 2016. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n17p297
VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; ALVES, Fátima. Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, p. 183-203, 2005. Suplemento. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702005000400010
VERGÈS, Françoise. Decolonizar o museu: programa de desordem absoluta. Traduzido por Mariana Echalar. São Paulo: Ubu Editora, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jaqueline Zarbato, Nelson Barros da Silva Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
















