Bolsonaro e Milei
quando os projetos negacionistas visitam o ensino de história e o museu no Brasil e na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp201-223Palavras-chave:
ensino de História, Ditadura Militar, Museus, negacionismo históricoResumo
O ensino de história é inerente às questões que surgem no tecido social. O negacionismo histórico é uma delas. O artigo trata de oito experiências docentes - do Brasil e da Argentina – que narram o impacto do negacionismo da ditadura militar nas visitas escolares organizadas por eles ao Memorial da Resistência de São Paulo, da cidade São Paulo, e no Museo de la memoria ESMA, da cidade de Buenos Aires. Desse modo, apresenta uma reflexão em como a ação docente tem sido afetada pela crescente das novas direitas radicais, que vinculam uma memória positiva sobre as ditaduras recentes dos respectivos países.
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Arquivo Institucional do Memorial da Resistência de São Paulo
Fundo Educativo – Armário 1 - Caixa 4 - Avaliações de visita: Avaliações de 2014.
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