Séries televisivas, interações em rede e experiências formativas em história:

aprendizagens a partir da série Game of Thrones

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p058-077

Palavras-chave:

aprendizagem em história, séries televisivas, formação em rede

Resumo

 Este artigo apresenta um conjunto de argumentos que explicita a relação entre as interações em rede e as experiências formativas em História, com base em debates sobre a série televisiva Game of Thrones, exibida num canal do YouTube, implicando nessa ambiência aprendente dispositivos formacionais, experiências formativas e reflexões sobre possibilidades avaliativas singulares. Nesses termos, o artigo em pauta estrutura-se a partir de experiências hermenêutico-formativas mediadas por meio das interações ciberculturais em rede e suas ressonâncias no saberformação em História. Podemos afirmar, com base nos fenômenos experienciados no campo de pesquisa, que as redes pesquisadas assimilam e trabalham com um potencial formativo a partir da heterogeneidade de imaginários aprendentes e suas sensibilidades, fazendo emergir, nesse cenário singular de aprendizagens formacionais em História, dispositivos e processos de avaliação também singulares. Concluímos que essa exemplaridade que pesquisamos, com os cuidados circunstanciais que requer, pode ser vivenciada em ambientes outros de aprendizagem de História.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Macedo, T. R., & Macedo, R. S. (2022). Séries televisivas, interações em rede e experiências formativas em história: : aprendizagens a partir da série Game of Thrones . História & Ensino, 28(1), 058–077. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p058-077

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas