Uma proposta de avaliação da aprendizagem histórica utilizando o GRADECAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p100-134

Palavras-chave:

Gradecam, avaliação formativa, História, feedback, ensino básico

Resumo

O objetivo deste artigo é partilhar a experiência da utilização do sistema Gradecam num contexto de ensino e aprendizagem da disciplina de História, numa turma de sétimo do ensino básico, na Escola Secundária de Gondomar, no distrito do Porto, em Portugal, durante o ano letivo de 2021-22. O Gradecam é um aplicativo que permite aos professores criar, pontuar e registar avaliações de forma rápida e fácil. A aplicação de um sistema eletrónico de avaliação com este aplicativo constituiu um desafio de métodos e procedimentos para alunos e professor, possibilitou aceder prontamente no telemóvel ao desempenho do aluno e adaptar o processo de ensino e aprendizagem. Ao aluno fornecia-se um feedback imediato e uma perspetiva de adaptações no processo de ensino e aprendizagem conforme o desempenho obtido. Apresentam-se resultados de um trabalho que sistematizou a realização de questões
aula com a aplicação Gradecam no ensino da História. Conclui-se com uma reflexão sobre a viabilidade da utilização desta aplicação e possíveis constrangimentos na correção de questões aula construídas com perguntas de respostas rápidas fechadas.

Biografia do Autor

Armando Augusto Oliveira, Escola Secundária de Gondomar

Professor de história do ensino básico e secundário, atualmente é embaixador digital do Plano de Desenvolvimento Digital do Centro de Formação Júlio Resende e leciona na  Escola Secundária de Gondomar. Mestre em ciências da educação, pós-graduado em informática educacional.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Oliveira, A. A. (2022). Uma proposta de avaliação da aprendizagem histórica utilizando o GRADECAM . História & Ensino, 28(1), 100–134. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p100-134

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas