Uma proposta de avaliação da aprendizagem histórica utilizando o GRADECAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p100-134

Palavras-chave:

Gradecam, avaliação formativa, História, feedback, ensino básico

Resumo

O objetivo deste artigo é partilhar a experiência da utilização do sistema Gradecam num contexto de ensino e aprendizagem da disciplina de História, numa turma de sétimo do ensino básico, na Escola Secundária de Gondomar, no distrito do Porto, em Portugal, durante o ano letivo de 2021-22. O Gradecam é um aplicativo que permite aos professores criar, pontuar e registar avaliações de forma rápida e fácil. A aplicação de um sistema eletrónico de avaliação com este aplicativo constituiu um desafio de métodos e procedimentos para alunos e professor, possibilitou aceder prontamente no telemóvel ao desempenho do aluno e adaptar o processo de ensino e aprendizagem. Ao aluno fornecia-se um feedback imediato e uma perspetiva de adaptações no processo de ensino e aprendizagem conforme o desempenho obtido. Apresentam-se resultados de um trabalho que sistematizou a realização de questões
aula com a aplicação Gradecam no ensino da História. Conclui-se com uma reflexão sobre a viabilidade da utilização desta aplicação e possíveis constrangimentos na correção de questões aula construídas com perguntas de respostas rápidas fechadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Armando Augusto Oliveira, Escola Secundária de Gondomar

Professor de história do ensino básico e secundário, atualmente é embaixador digital do Plano de Desenvolvimento Digital do Centro de Formação Júlio Resende e leciona na  Escola Secundária de Gondomar. Mestre em ciências da educação, pós-graduado em informática educacional.

Referências

ALLAL, Linda. Estratégias de avaliação formativa: conceções psicopedagógicas e modalidades de aplicação. In: ALLAL, Linda; CARDINET, Jean; PERRENOUD, Philippe (org.). A avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra: Almedina, 1986. p.

- 209.

ARENDS, Richard. Aprender a ensinar. Alfragide: McGraw-Hill Companies, 2008.

BANGERT-DROWNS, Robert et al. The instructional effect of feedback in test-like events. Review of Educational Research, Washington, v. 61, n. 2, p. 213–238, 1991. Disponível https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543061002213 Acesso em: 23 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543061002213

BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino da história: conteúdos e conceitos básicos: história na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.

BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, New York, v. 5, n. 1, p. 7–74, 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0969595980050102 . Acesso em: 23 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/0969595980050102

BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Inside the black box: raising standards through classroom assessment. Phi Delta Kappan, Bloomington, v. 92, n. 1, p. 81–90, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/44836144_Inside_the_Black_Box_Raising_Standards_Through_Classroom_Assessment . Acesso em: 23 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/003172171009200119

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOUD, David; MOLLOY, Elizabeth. Feedback in higher and professional education: understanding it and doing it well. Abingdon: Routledge, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203074336

CARVALHO, Ana Amélia Amorim. World wide web e o ensino da história. In: BARCA, Isabel (org.). Para uma educação de qualidade. Braga: Centro de Investigação em Educação, 2004. p. 233-249. (Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação

Histórica) Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4003.

Acesso em: 23 dez. 2022.

CARVALHO, Joaquim Ramos; PENICHEIRO, Filipe Miguel. Jogos de computador no ensino da história. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009. p. 401-412. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235915390_Jogos_de_Computador_no_Ensino_da_Historia. Acesso em: 23 dez. 2022.

SANTOS, Maria Emília Brederode. O estado da educação 2019. Lisboa: Conselho Nacional da Educação, 2020. Disponível em https://www.cnedu.pt/content/edicoes/estado_da_educacao/EE2019_Digital_Site.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.

CRUZ, Catarina da Silva. Proposta de um modelo de integração das tecnologias de informação e comunicação nas práticas lectivas: o aluno de consumidor crítico a produtor de informação online. 2009. Tese (Doutoramento) - Universidade do Minho,

Minho, 2009. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10678. Acesso em: 23 dez. 2022.

CRUZ, Sónia; CARVALHO, Ana. Podcast: a powerful web tool for learning history. In: NUNES, Miguel Baptista; MCPHERSON, Maggie (ed.). IADIS International Conference, e-Learning 2007. Lisboa: IADIS, 2007. p. 313-318. Disponível em https://www.

iadisportal.org/digital-library/podcast-a-powerful-web-tool-for-learning-history. Acesso em: 23 dez. 2022.

CRUZ, Sónia; CARVALHO, Ana; ARAÚJO, Inês. 1910: um jogo para telemóvel para reviver a implantação da República em Portugal. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SIIE), 2015, [S. l.]. Anais [...]. [Lisboa: s. n.], 2015. p.103-108. Disponível em: https://www.academia.edu/30541738/1910_Um_jogo_mobile_

para_reviver_a_Implanta%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_em_Portugal. Acesso em: 23 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1109/MMM.2022.3141526

CURTO, Diogo Ramada. Para que serve a história? Lisboa: Tinta da China, 2013.

DUARTE, Ana Sofia de Carvalho. A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da História. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.

FABREGAT, Clemente Herrero; FABREGAT, Maria Herrero. Como preparar uma aula de História. Rio Tinto: Edições ASA, 1989. p.112.

FACER, Keri; SELWYN, Neil. Digital technology and the futures of education: towards ‘non-stupid’ optimism. Paris: Unesco, 2021. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377071.locale=en . Acesso em: 23 dez. 2022.

FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens: uma agenda, muitos desafios. Porto: Texto Editora, 2004. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5509. Acesso em: 23 dez. 2022.

FERNANDES, Domingos. Avaliação formativa: folha de apoio à formação projeto de monitorização acompanhamento e investigação em avaliação pedagógica (MAIA). Lisboa: Ministério da Educação: Direção-Geral da Educação, 2021. Disponível em https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-4/Folha1_Avaliac%CC%A7a%CC%83o_Formativa.pdf . Acesso em: 23 dez. 2022.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, p. 347-372, 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5526/1/Para%20uma%20teoria%20da%20avaliac%CC%A7a%CC%83o%20no%20domi%CC%81nio%20das%20aprendizagens.pdf . Acesso em: 23 dez. 2022.

FERNANDES, Domingos; MACHADO, Eusébio André; CANDEIAS, Fernanda. Para uma avaliação pedagógica: dinâmicas e processos de formação no projeto MAIA (2020-2021). Lisboa: Ministério da Educação: Direção-Geral da Educação, 2021. Disponível em: https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2022-01/Relatorio_MAIA_WEB_2021.pdf . Acesso em: 23 dez. 2022.

FERREIRA, Carlos Alberto. A avaliação no quotidiano da sala de aula. Porto: Porto Editora, 2007. p. 28-29.

FERREIRA, Cristiano Augusto Fernandes Ferreira. “App(lica-te)”: as novas tecnologias como suporte às visitas de estudo. Relatório de Estágio. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2015.

FERREIRA, Paulo. Tecnologias, informação e educação. Porto: Edições Politema, 2006.

GONDOMAR. Direção Geral da Educação. Plano de inovação: ir mais além. Gondomar: DGE, 2021. Agrupamento de Escolas n. 1 de Gondomar. Disponível em http://www.aeg1.pt/docs/principais/plano_inovacao.pdf . Acesso em: 23 dez. 2022.

GRAÇA, Vânia; SOLÉ Glória; RAMOS, Altina. Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História. In: CONFERENCIA IBERICA DE INOVAÇÃO NA

EDUCAÇÃO COM TIC: IETIC2020, 6.,2020, Bragança. Livro de Atas [...]. Bragança: Instituto Politécnico, 2020. p. 247- 259. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/70251. Acesso em: 23 dez. 2022.

GUBA, Egon; LINCOLN, Yvonna. Fourth generation evaluation. In: THE SAGE encyclopedia of action research. California: SAGE Publications, 1989.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Estoril: Principia, 2006.

HADJI, Charles. A Avaliação, regras do jogo: das intenções aos intrumentos. Porto: Porto Editora, 1994.

HATTIE, John. Measuring the effects of schooling. Australian Journal of Education, Hawthorn, v. 36, n. 1, p. 5–13, 1992. DOI: https://doi.org/10.1177/000494419203600102

HILL, Manuela Magalhães; HILL, Andrew. Investigação por questionário. Lisboa: Sílabo, 2005.

KETELE, Jean-Marie; ROEGIERS, Xavier. Metodologia da recolha de dados: fundamentos dos métodos de observações, de questionários, de entrevistas, e de estudo de documentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. (Coleção Epistemologia e Sociedade).

LESSARD-HÉBERT, Michele. Pesquisa em educação. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

LESSARD-HÉBERT, Michele; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

LIMA, Douglas Mota Xavier de. Avaliação formativa: experiências na formação em história. In: FONSECA, André Dioney; COSTA, Lorena Lopes da. Reflexões e existência: universidade pública e a formação de professores de história no interior da Amazônia.

Uberlândia: Navegando Publicações, 2021. p. 53–68.

LOPES, José; SILVA, Helena Santos. O professor faz a diferença. Lisboa: Lidel, 2010.

MACHADO, Claúdia; OLIVEIRA, Manuela; ALMEIDA, Joana. O software educativo multimédia ‘os miúdos e a história de portugal’: análise e avaliação da usabilidade. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 7., 2011, Braga. Anais

[...]. Braga: Universidade do Minho, 2011. p.1315-1325. Disponível https://www.researchgate.net/publication/309284406_O_Software_Educativo_Multimedia_Os_Miudos_e_a_Historia_de_Portugal_analise_e_avaliacao_da_usabilidade. Acesso em: 23 dez. 2022.

MACHADO, Eusébio André. Feedback: folha de apoio à formação. Lisboa: Ministério da Educação: Direção-Geral da Educação. 2021. (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)). Disponível em https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-4/Folha%203_%20Feedback.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.

MADAUS, George; STUFFLEBEAM, Daniel. Program evaluation: a historical overview. In: STUFFLEBEAM, Daniel L.; MADAUS, George F.; KELLAGHAN, Thomas (org.). Evaluation models. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000, p. 3-18. DOI: https://doi.org/10.1007/0-306-47559-6_1

MARTINS, Hugo Manuel Oliveira. A webquest como recurso para aprender história: um estudo sobre a significância histórica com alunos do 5º ano. Braga: Universidade do Minho: Instituto de Educação e Psicologia. 2007. Disponível em http://repositorium.

sdum.uminho.pt/handle/1822/7745. Acesso em: 23 dez. 2022.

MARZANO, Robert; PICKERING, Debra; POLLOCK, Jane. O ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MOREIRA, Carla Luísa Santos. A webquest na aprendizagem da história e geografia. Porto: Universidade do Porto/Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2011. Disponível em https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57048. Acesso em 23 de dez. 2022.

MOREIRA, João Manuel. Questionários: teoria e prática. Coimbra: Almedina, 2004.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Lisboa: Horizontes pedagógicos, 1999.

NEVO, David. The conceptualization of educational evaluation: an analytical review of the literature. Review of Educational Research, Washington, v. 53, n. 1, p. 117–128, 1983. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543053001117

Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543053001117.

Acesso em: 23 dez. 2022.

NUNES, Luís Catela et al. Estudo de diagnóstico de necessidades

docentes de 2021 a 2030. Lisboa: Direção-Geral de Estatísticas da

Educação e Ciência, 2021. Disponível em: https://www.dgeec.mec.pt/np4/506/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1305&fileName=DGEEC_Estudo_Diagnostico_de_Necessidade_.pdf. Acesso: 23 dez. 2022.

OLIVEIRA, Armando Augusto. Ensinar e aprender história com lições e testes Moodle. História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 1, p. 7–25, 2012. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12291. Acesso em: 23 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p7

PLANCHARD, Émile. Teoria e prática dos testes. Coimbra: Coimbra Editora, 1982.

PORTUGAL. Decreto Lei n. 55/2018, de 6 de Julho. Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. [Lisboa]: Presidencia do Conselho de Ministros, 2018a.

PORTUGAL. Despacho n.º 6944-A/2018. Diário da República: parte C, [Lisboa], n. 138, p. 19734, 19 jul. 2018b. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/aprendizagensessenciais-ensino-basico. Acesso em: 23 dez. 2022.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Direção Geral da Educação. Perfil dos alunos a saída da escolaridade obrigatória. [Lisboa]: DGE, 2017. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022.

PROENÇA, Maria Cândida. Ensinar, aprender história: questões de didáctica aplicada. Lisboa: Livros Horizonte, 1990.

ROLDÃO, Maria do Céu; FERRO, Nuno. O que é avaliar? reconstrução de práticas e conceções de avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 570, 2015. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3671. Acesso em: 23 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3671

SACRISTÁN, José Gimeno; GOMEZ, Angel Pérez. La evaluation en lá ensenanza. In: SACRISTÁN, José Gimeno; GOMEZ, Angel Pérez. Compreender y transformar la ensenãnzaa. Madrid: Ediciones Morata, 1993. p. 334–429.

SADLER, Royce. Formative assessment and the design of instructional systems. Instructional Science, Amsterdam, v. 18, n. 2, p. 119–144, 1989. Disponível em http:// DOI: https://doi.org/10.1007/BF00117714

michiganassessmentconsortium.org/wp-content/uploads/Formative-Assessmentand-Design-of-Instructional-Systems.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.

SERPA, Margarida da Silva Damião. Compreender a avaliação: fundamentos para práticas educativas. Lisboa: Edições Colibri, 2010.

SERPA, Margarida da Silva Damião. Compreender a avaliação: fundamentos para práticas educativas. Lisboa: Edições Colibri, 2010.

SHUTE, Valerie. Focus on formative Feedback. ETS Research Report Series, [s. l.], v. 2007, n. 1, p. 1–47, 2007. Disponível em https://myweb.fsu.edu/vshute/pdf/shute%202007_f.pdf . Acesso em: 23 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/j.2333-8504.2007.tb02053.x

SIMÃO, Ana Margarida Veiga. Reforçar o valor regulador, formativo e formador da avaliação das aprendizagens. In: ALVES, Maria Palmira; MACHADO, Eusébio André (org.). Avaliação com sentido (s): contributos e questionamentos. Santo Tirso: DeFacto Editores, 2008. p. 125 - 151. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307908271_Reforcar_o_valor_regulador_formativo_e_formador_da_avaliacao_das_aprendizagens. Acesso em: 23 dez. 2022.

THURLINGS, Marieke et al. Development of the teacher feedback observation scheme: evaluating the quality of feedback in peer groups. Journal of Education for Teaching, Oxfordshire, v. 38, n. 2, p. 193–208, 2012. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/234138404_Development_of_the_Teacher_Feedback_Observation_Scheme_evaluating_the_quality_of_feedback_in_peer_groups. Acesso em: 23 dez. DOI: https://doi.org/10.1080/02607476.2012.656444

TORRANCE, Harry; PRYOR, John. Developing formative assessment in the classroom: using action research to explore and modify theory. British Educational Research Journal, Oxfordshire, v. 27, n. 5, p. 615–631, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/234138404_Development_of_the_Teacher_Feedback_Observation_Scheme_evaluating_the_quality_of_feedback_in_peer_groups . Acesso em: 23 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/01411920120095780

TRINDADE, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. O passado na ponta dos dedos: o mobile learning no ensino da história no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. 2015. Tese (Doutorado) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2015. Disponível em:

https://eg.uc.pt/handle/10316/26421. Acesso em: 23 dez. 2022.

VIEIRA, Helena Isabel Almeida; FERREIRA, Cristiano Augusto Fernandes. As aplicações móveis no ensino da História e no desenvolvimento da consciência histórica. Revista História Hoje, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 205, 2016. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/244. Acesso em 23dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v5i9.244

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1995.

ZABALZA, Miguel. Planificação e desenvolvimento curricular na escola. Porto: Asa Editores, 1992.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Oliveira, A. A. (2022). Uma proposta de avaliação da aprendizagem histórica utilizando o GRADECAM . História & Ensino, 28(1), 100–134. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p100-134

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas