Tempos de suspensão:

ensino de História, narrativas e pandemia (Goiás – 2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p119-141

Palavras-chave:

pandemia, narrativas de estudantes e docentes, consciência histórica, aprendizagem histórica

Resumo

O contexto da pandemia do Coronavírus provocou uma série de alterações no cotidiano de muitas pessoas em todas as partes do mundo. Nesse texto, apresentamos resultados parciais de duas investigações que se cruzam ao analisar os efeitos da suspensão das aulas presenciais no ano de 2020, especificamente no Estado de Goiás, Brasil. Para isso, coletamos narrativas de docentes e estudantes da Educação Básica, através de cartas e questionários. A partir de resultados prévios, buscamos interpretar as evidências considerando os conceitos de consciência histórica, aprendizagem histórica, sofrimentos e angústias frente ao evento estressor que alterou o cotidiano das escolas. Consideramos essas narrativas como evidências a serem compreendidas na perspectiva científica, para que possamos registrar e interpretar o tempo histórico na dimensão do ensino de História e seus efeitos em contextos adversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Nicolini, FACULDADE DE HISTÓRIA - UFG

PROFESSOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FACULDADE DE HISTORIA UFG; DOUTOR EM HISTÓRIA PELA UFSM (2019); PESQUISADOR NA AREA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA.

Adriel de Oliveira Dias, PPGH UFG

Possui graduação em Licenciatura em História pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Tem experiência em pesquisa e atuação na área do Ensino de História. Especializando em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo IFG.

Referências

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.

BARCA, Isabel. Educação histórica: uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras, Portugal, v. 2, n. 3, p. 13-21. 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara emergência em saúde pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 20 out. 2021.

CAINELLI, Marlene. Didática da história e a competência de atribuição de sentido: um estudo a partir da metodologia da educação histórica. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 74, p. 55-67, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64400

CASOS de coronavírus no Brasil em 18 de março. G1, São Paulo, 18 mar. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/18/casos-de-coronavirus-no-brasil-em-18-de-marco.ghtml. Acesso em: 31 out. 2021.

CLARO Ingra Morales; SILVA, Sales Flavia Cristina; RAMUNDO, Mariana Severo; CANDIDO, Darlan S.; SILVA, Camila A. M.; JESUS, Jaqueline Goes; MANULI, Erika R.; OLIVEIRA, Cristina Mendes; OLIVER, Gustavo Campana; PYBUS, Oliver G.; SABINO, Ester Cerdeira; FARIA, Nuno Rodrigues; LEVI, José Eduardo. Local Transmission of SARS-CoV-2 Lineage B.1.1.7, Brazil, December 2020. Emerging Infectious Diseases, [Whashington], v. 27, n. 3, p. 970-972, 2021. DOI: https://doi.org/10.3201/eid2703.210038

DOMICIANO, Derick; KRAMES, Ilisabet Pradi; SOUZA, Marcel Oliveira de; CAMPOS, Sabrina Silva. O ensino de história diante dos discursos negacionistas e revisionistas no contexto da pandemia: desafios e possibilidades. Fronteiras - Revista Catarinense de História, Chapecó, n. 37, p. 45-60. 2021. DOI: https://doi.org/10.36661/2238-9717.2021n37.12371

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; ROSA, Sandra Valéria Limonta; LIBÂNEO, José Carlos (org.). Finalidades educativas escolares e didática: ressonâncias da Pandemia. Goiânia, GO: IF Goiano, 2023.

ERRANTE, Paolo Ruggero; ROCHA, Vinicius Santana; SANTOS, Guilherme Simões Pedro. Complicações cardiovasculares associadas à Covid-19. Revista UNILUS, Santos, v. 17, n. 49, p. 42, 50, 2020.

FOSTER, Alan. Alien. São Paulo: Aleph, 2015.

GAGO, Marília. Consciência histórica e narrativa na aula de história: conceções de professores. Porto: Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, 2018. DOI: https://doi.org/10.21747/978-989-8970-00-8/cons

GOIÁS. Secretaria de Estado da Saúde. Nota Técnica nº: 1/2020 – GAB - 03076. Goiânia: Secretaria de Estado da Saúde, 2020a. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/files/banner_coronavirus/notastecnicas_1a4.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.

GOIÁS. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE/CP n. 13, de 28 de julho de 2020. Dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no âmbito do Sistema Educativo do Estado de Goiás, como medida preventiva à disseminação da COVID-19. Goiânia: CEE, 2020b. Disponível em: https://www.mpgo.mp.br/portal/arquivos/2020/07/29/10_33_11_631_Resolu%C3%A7%C3%A3o_CEE_CP_13_2020_REANP_at%C3%A9_31_08.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.

GOIÁS. Secretaria Geral da Governadoria. Coordenação do Conselho Pleno. Resolução CEE/CP n. 15, de 10 de agosto de 2020. Estabelece normas para realização de avaliações, para integralização da carga horária executada durante o Regime Especial de Aulas não Presenciais no âmbito da Educação Básica e dá outras providências. Goiânia: CEE, 2020c. Disponível em: https://cee.go.gov.br/resolucao-ceecp-n-152020-autorizareanp-ate-o-final-do-ano-letivo-e-estabelece-normas-para-realizacao-de-avaliacoes/. Acesso em: 31. 0ut. 2021.

GOIÁS. Secretaria Geral da Governadoria. Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Goiania: SGG, 2021. Disponível em: https://www.imb.go.gov.br/. Acesso em: 31 out. 2021.

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Documento curricular para Goiás- Etapa Ensino Médio. Goiânia: SEDUC, 2020d. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/files/documentos/PEDAGOGICO/Bimestralizacao%20Formacao%20Geral%20Basica%20DC%20GOEM.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.

LANA, Raquel Martins; COELHO, Flávio Codeço; GOMES, Marcelo Ferreira da Costa; CRUZ, Oswaldo Gonçalves; BASTOS, Leonardo Soares; VILELLA, Daniel Antunes Maciel; CODEÇO, Cláudia Torres. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 3, n. 36, p. 1-5, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00019620

LEMOS, André. Ficção científica cyberpunk: o imaginário da cibercultura. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 3, n. 6, p. 9-16. 2004.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.

NICOLINI, Cristiano; MEDEIROS, Kênia Érica Gusmão. Percepções e narrativas de estudantes da educação básica de Goiás sobre o ensino remoto emergencial. In: ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA - PERSPECTIVAS WEB 2020, 2020, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: ABEH, 2020. p. 1-13.

PEREIRA, Mateus Henrique de Faria; ARAUJO, Valdei Lopes de. Atualismo: pandemia e historicidades no interminável 2020. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 47, n. 1, p. 1-16, jan.-abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.1.39802

POR QUESTÃO de segurança os brasileiros vindos da China ficarão numa base área [...]. [Brasília], 3 fev. 2020. Twitter: @minsaude. Disponível em: https://twitter.com/minsaude/status/1224433875515920391. Acesso em: 31 out. 2021

QUANTO ao cancelamento do carnaval [...]. [Brasília], 3 fev. 2020. Twitter: @minsaude. Disponível em: https://twitter.com/minsaude/status/1224445989366292488. Acesso em: 31 out. 2021

RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Tradução de Nélio Schneider. Petrópolis: Vozes, 2014.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2001.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; URBAN, Ana Claudia Urban. Aprendizagem e formação da consciência histórica: possibilidades de pesquisa em Educação Histórica. Educar em Revista, Curitiba, n. 60, p. 17-42, abr./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.46052

SILVA, Monica Ribeiro da; FÁVERO, Altair Alberto; SILVEIRA, Éder da Silva. Entrevista com Monica Ribeiro da Silva: a reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 30, e14467, 2023. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14467

TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. In: PELBART, P. P.; FERNANDES, R. M. Pandemia Crítica. São Paulo: Edições Sesc: N-1 Edições, 2021.

WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Sá Marilia. A pandemia de COVID-19 no

Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 5, n. 36, p. 1-4, 2020.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Nicolini, C., & Dias, A. de O. (2023). Tempos de suspensão: : ensino de História, narrativas e pandemia (Goiás – 2020). História & Ensino, 29(1), 119–141. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p119-141

Edição

Seção

Artigos