Tempos de suspensão:

ensino de História, narrativas e pandemia (Goiás – 2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p119-141

Palavras-chave:

pandemia, narrativas de estudantes e docentes, consciência histórica, aprendizagem histórica

Resumo

O contexto da pandemia do Coronavírus provocou uma série de alterações no cotidiano de muitas pessoas em todas as partes do mundo. Nesse texto, apresentamos resultados parciais de duas investigações que se cruzam ao analisar os efeitos da suspensão das aulas presenciais no ano de 2020, especificamente no Estado de Goiás, Brasil. Para isso, coletamos narrativas de docentes e estudantes da Educação Básica, através de cartas e questionários. A partir de resultados prévios, buscamos interpretar as evidências considerando os conceitos de consciência histórica, aprendizagem histórica, sofrimentos e angústias frente ao evento estressor que alterou o cotidiano das escolas. Consideramos essas narrativas como evidências a serem compreendidas na perspectiva científica, para que possamos registrar e interpretar o tempo histórico na dimensão do ensino de História e seus efeitos em contextos adversos.

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Biografia do Autor

Cristiano Nicolini, FACULDADE DE HISTÓRIA - UFG

PROFESSOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FACULDADE DE HISTORIA UFG; DOUTOR EM HISTÓRIA PELA UFSM (2019); PESQUISADOR NA AREA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA.

Adriel de Oliveira Dias, PPGH UFG

Possui graduação em Licenciatura em História pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Tem experiência em pesquisa e atuação na área do Ensino de História. Especializando em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo IFG.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Nicolini, C., & Dias, A. de O. (2023). Tempos de suspensão: : ensino de História, narrativas e pandemia (Goiás – 2020). História & Ensino, 29(1), 119–141. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p119-141

Edição

Seção

Artigos