Tiempos de suspensión:

enseñanza de Historia, narrativas y pandemias (Goiás – 2020)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p119-141

Palabras clave:

pandemia, narrativas de estudiantes y profesores, conciencia histórica, aprendizaje histórico

Resumen

El contexto de la pandemia del Coronavirus ha provocado una serie de cambios en la vida cotidiana de muchas personas en todas partes del mundo. En este texto presentamos resultados parciales de dos investigaciones que se cruzan al analizar los efectos de la suspensión de clases presenciales en 2020, específicamente en el Estado de Goiás, Brasil. Para ello, recopilamos narrativas de docentes y estudiantes de Educación Básica, a través de cartas y cuestionarios. Con base en resultados anteriores, se buscó interpretar la evidencia considerando
los conceptos de conciencia histórica, aprendizaje histórico, sufrimiento y angustia ante el evento estresante que cambió el cotidiano de las escuelas. Consideramos estas narrativas como evidencias para ser comprendidas desde una perspectiva científica, de modo que podamos registrar e interpretar el tiempo histórico en la dimensión de la enseñanza de la Historia y sus efectos en contextos adversos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiano Nicolini, FACULDADE DE HISTÓRIA - UFG

PROFESSOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FACULDADE DE HISTORIA UFG; DOUTOR EM HISTÓRIA PELA UFSM (2019); PESQUISADOR NA AREA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA.

Adriel de Oliveira Dias, PPGH UFG

Possui graduação em Licenciatura em História pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Tem experiência em pesquisa e atuação na área do Ensino de História. Especializando em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo IFG.

Citas

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.

BARCA, Isabel. Educação histórica: uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras, Portugal, v. 2, n. 3, p. 13-21. 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara emergência em saúde pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 20 out. 2021.

CAINELLI, Marlene. Didática da história e a competência de atribuição de sentido: um estudo a partir da metodologia da educação histórica. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 74, p. 55-67, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64400

CASOS de coronavírus no Brasil em 18 de março. G1, São Paulo, 18 mar. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/18/casos-de-coronavirus-no-brasil-em-18-de-marco.ghtml. Acesso em: 31 out. 2021.

CLARO Ingra Morales; SILVA, Sales Flavia Cristina; RAMUNDO, Mariana Severo; CANDIDO, Darlan S.; SILVA, Camila A. M.; JESUS, Jaqueline Goes; MANULI, Erika R.; OLIVEIRA, Cristina Mendes; OLIVER, Gustavo Campana; PYBUS, Oliver G.; SABINO, Ester Cerdeira; FARIA, Nuno Rodrigues; LEVI, José Eduardo. Local Transmission of SARS-CoV-2 Lineage B.1.1.7, Brazil, December 2020. Emerging Infectious Diseases, [Whashington], v. 27, n. 3, p. 970-972, 2021. DOI: https://doi.org/10.3201/eid2703.210038

DOMICIANO, Derick; KRAMES, Ilisabet Pradi; SOUZA, Marcel Oliveira de; CAMPOS, Sabrina Silva. O ensino de história diante dos discursos negacionistas e revisionistas no contexto da pandemia: desafios e possibilidades. Fronteiras - Revista Catarinense de História, Chapecó, n. 37, p. 45-60. 2021. DOI: https://doi.org/10.36661/2238-9717.2021n37.12371

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; ROSA, Sandra Valéria Limonta; LIBÂNEO, José Carlos (org.). Finalidades educativas escolares e didática: ressonâncias da Pandemia. Goiânia, GO: IF Goiano, 2023.

ERRANTE, Paolo Ruggero; ROCHA, Vinicius Santana; SANTOS, Guilherme Simões Pedro. Complicações cardiovasculares associadas à Covid-19. Revista UNILUS, Santos, v. 17, n. 49, p. 42, 50, 2020.

FOSTER, Alan. Alien. São Paulo: Aleph, 2015.

GAGO, Marília. Consciência histórica e narrativa na aula de história: conceções de professores. Porto: Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, 2018. DOI: https://doi.org/10.21747/978-989-8970-00-8/cons

GOIÁS. Secretaria de Estado da Saúde. Nota Técnica nº: 1/2020 – GAB - 03076. Goiânia: Secretaria de Estado da Saúde, 2020a. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/files/banner_coronavirus/notastecnicas_1a4.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.

GOIÁS. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE/CP n. 13, de 28 de julho de 2020. Dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no âmbito do Sistema Educativo do Estado de Goiás, como medida preventiva à disseminação da COVID-19. Goiânia: CEE, 2020b. Disponível em: https://www.mpgo.mp.br/portal/arquivos/2020/07/29/10_33_11_631_Resolu%C3%A7%C3%A3o_CEE_CP_13_2020_REANP_at%C3%A9_31_08.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.

GOIÁS. Secretaria Geral da Governadoria. Coordenação do Conselho Pleno. Resolução CEE/CP n. 15, de 10 de agosto de 2020. Estabelece normas para realização de avaliações, para integralização da carga horária executada durante o Regime Especial de Aulas não Presenciais no âmbito da Educação Básica e dá outras providências. Goiânia: CEE, 2020c. Disponível em: https://cee.go.gov.br/resolucao-ceecp-n-152020-autorizareanp-ate-o-final-do-ano-letivo-e-estabelece-normas-para-realizacao-de-avaliacoes/. Acesso em: 31. 0ut. 2021.

GOIÁS. Secretaria Geral da Governadoria. Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Goiania: SGG, 2021. Disponível em: https://www.imb.go.gov.br/. Acesso em: 31 out. 2021.

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Documento curricular para Goiás- Etapa Ensino Médio. Goiânia: SEDUC, 2020d. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/files/documentos/PEDAGOGICO/Bimestralizacao%20Formacao%20Geral%20Basica%20DC%20GOEM.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.

LANA, Raquel Martins; COELHO, Flávio Codeço; GOMES, Marcelo Ferreira da Costa; CRUZ, Oswaldo Gonçalves; BASTOS, Leonardo Soares; VILELLA, Daniel Antunes Maciel; CODEÇO, Cláudia Torres. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 3, n. 36, p. 1-5, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00019620

LEMOS, André. Ficção científica cyberpunk: o imaginário da cibercultura. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 3, n. 6, p. 9-16. 2004.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.

NICOLINI, Cristiano; MEDEIROS, Kênia Érica Gusmão. Percepções e narrativas de estudantes da educação básica de Goiás sobre o ensino remoto emergencial. In: ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA - PERSPECTIVAS WEB 2020, 2020, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: ABEH, 2020. p. 1-13.

PEREIRA, Mateus Henrique de Faria; ARAUJO, Valdei Lopes de. Atualismo: pandemia e historicidades no interminável 2020. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 47, n. 1, p. 1-16, jan.-abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.1.39802

POR QUESTÃO de segurança os brasileiros vindos da China ficarão numa base área [...]. [Brasília], 3 fev. 2020. Twitter: @minsaude. Disponível em: https://twitter.com/minsaude/status/1224433875515920391. Acesso em: 31 out. 2021

QUANTO ao cancelamento do carnaval [...]. [Brasília], 3 fev. 2020. Twitter: @minsaude. Disponível em: https://twitter.com/minsaude/status/1224445989366292488. Acesso em: 31 out. 2021

RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Tradução de Nélio Schneider. Petrópolis: Vozes, 2014.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2001.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; URBAN, Ana Claudia Urban. Aprendizagem e formação da consciência histórica: possibilidades de pesquisa em Educação Histórica. Educar em Revista, Curitiba, n. 60, p. 17-42, abr./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.46052

SILVA, Monica Ribeiro da; FÁVERO, Altair Alberto; SILVEIRA, Éder da Silva. Entrevista com Monica Ribeiro da Silva: a reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 30, e14467, 2023. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14467

TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. In: PELBART, P. P.; FERNANDES, R. M. Pandemia Crítica. São Paulo: Edições Sesc: N-1 Edições, 2021.

WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Sá Marilia. A pandemia de COVID-19 no

Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 5, n. 36, p. 1-4, 2020.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Nicolini, C., & Dias, A. de O. (2023). Tiempos de suspensión: : enseñanza de Historia, narrativas y pandemias (Goiás – 2020). História & Ensino, 29(1), 119–141. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p119-141

Número

Sección

Artigos