História antiga no ensino fundamental brasileiro:

possibilidades de estudo a partir de uma história em quadrinhos sobre a Deusa Hera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p036

Palavras-chave:

história antiga;, Grécia Antiga;, gênero;, história em quadrinhos;, consciência histórica.

Resumo

De que maneira a História Antiga pode contribuir para a formação dos estudantes brasileiros? Como fomentar debates atrativos em sala de aula sobre esta disciplina? Estes são alguns dos questionamentos que servem de base para os argumentos apresentados neste trabalho. Noto que o ensino de uma História Antiga que faça sentido para a vida dos estudantes promove a empatia e um diálogo com diferentes culturas, religiões e crenças, contestando problemas de intolerâncias enfrentados pela sociedade brasileira. Neste artigo, sugiro que elementos da Antiguidade grega, tratados a partir da história em quadrinhos Hera: a glória de uma desusa, escrita e ilustrada por Geroge O’Connor, podem agenciar a formação da consciência histórica dos estudantes brasileiros nas escolas contemporâneas.

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Biografia do Autor

Janira Feliciano Pohlmann, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutoranda do Departamento de História da Universdiade Federal do Paraná. História Antiga.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Pohlmann, J. F. (2022). História antiga no ensino fundamental brasileiro: : possibilidades de estudo a partir de uma história em quadrinhos sobre a Deusa Hera. História & Ensino, 28(2), 036–054. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p036

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Artigos