História antiga no ensino fundamental brasileiro:
possibilidades de estudo a partir de uma história em quadrinhos sobre a Deusa Hera
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p036Palavras-chave:
história antiga;, Grécia Antiga;, gênero;, história em quadrinhos;, consciência histórica.Resumo
De que maneira a História Antiga pode contribuir para a formação dos estudantes brasileiros? Como fomentar debates atrativos em sala de aula sobre esta disciplina? Estes são alguns dos questionamentos que servem de base para os argumentos apresentados neste trabalho. Noto que o ensino de uma História Antiga que faça sentido para a vida dos estudantes promove a empatia e um diálogo com diferentes culturas, religiões e crenças, contestando problemas de intolerâncias enfrentados pela sociedade brasileira. Neste artigo, sugiro que elementos da Antiguidade grega, tratados a partir da história em quadrinhos Hera: a glória de uma desusa, escrita e ilustrada por Geroge O’Connor, podem agenciar a formação da consciência histórica dos estudantes brasileiros nas escolas contemporâneas.Downloads
Referências
BRANDÃO, Junito. de Souza. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1986. v. 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF:Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Acesso em: 16 set. 2021.
CABRAL, Luiz Alberto Machado. A Biblioteca do pseudo apolodoro e o estatuto da mitografia. 2013. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2013.920208. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2013.920208
FARNELL, Lewis Richard. The cults of the greek States. Oxford: At the Clarendon Press, 1896. v. 1.
FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra. A presença da mulher na obra de Heródoto. Revista do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba, n. 7, p. 85-89, setembro/1988.
FUNARI, Pedro Paulo A. A história em sua integridade: a propósito da base nacional comum curricular: parecer para o MEC sobre a BNCC. Brasília, DF: BNCC, 2016.Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Pedro_Paulo_A._Funari.pdf. Acesso em: 16 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.53000/cpa.v20i29.1809
GUARINELLO, Norberto Luiz. História antiga. São Paulo: Contexto, 2013.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Tradução de Jaa Torrano. 7. ed. São Paulo: Iluminuras, 2007.
LEITE, Priscilla Gontijo. Ensino de História, reformas do ensino e percepções da antiguidade: apontamentos a partir da atual conjuntura brasileira. Mare Nostrum, São Paulo, v. 8, n. 8, p. 13-29, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i8p13-29. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i8p13-29
LESSA, Fábio de Souza. Expressões do feminino e a arte de tecer tramas na Atenas clássica. Humanitas, São Paulo, v. 63, p. 143-156, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2183-1718_63_7. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-1718_63_7
MOERBECK, Guilherme. Em defesa do ensino da história antiga nas escolas contemporâneas: base nacional curricular comum, usos do passado e pedagogia decolonial. Brathair, São Luís, v. 21, n. 1, p. 50-91, 2021. DOI: https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2525.
NEMED – NÚCLEO DE ESTUDOS MEDITERRÂNICOS. NEMED sobre o BNCC história especialmente o ensino médio. NEMED, Curitiba, 30 nov. 2015. Disponível em: http://nemed.he.com.br/page/3/. Acesso em: 16 set. 2021.
O’CONNOR, George. Hera: a glória de uma deusa. Tradução de Hugo Machado. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2013.
O’CONNOR, George. The olympians series. George O’Connor, New York, [2023]. Disponível em: https://www.georgeoconnorbooks.com/olympians. Acesso em: 21ago. 2021.
PAUSÂNIAS. Description of Greece. Tradução de Arthur Richard Shiletto. [S .l.]: Digireads.com Publishing, 2015.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história - os fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília, DF: Editora da UnB, 2001.
SANTOS, Dominique Vieira Coelho dos. O ensino de história antiga no Brasil e o debateda BNCC. Outros Tempos, São Luís, v. 16, n. 28, p. 128-145, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18817/ot.v16i28.703. DOI: https://doi.org/10.18817/ot.v16i28.703
SANTOS, Sandra Ferreira dos. A mulher na Magna Grécia: um “objeto” de valor. Revista Clássica, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 29-48, 2016. DOI: https://doi.org/10.24277/classica.v29i1.301. DOI: https://doi.org/10.24277/classica.v29i1.301
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Área de sociedade, cultura e suas tecnologias: algumas contribuições para sua organização (história). In: KUENZER, Acacia (org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 203-232.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Ensinar história. São Paulo: Editora Scipione, 2004.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 21 set. 2021.
TACLA, Adriene Baron; LIMA, Alexandre Carneiro Cerqueira. Um Manifesto pela história e pelas experiências das culturas da antiguidade. ANPUH-RJ, Rio de Janeiro, 29 nov. 2015. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/bncc-historia/item/3123-manifesto-do-gtha-sobre-a-bncc. Acesso em: 21 set. 2021.
VERGUEIRO, Waldomiro. Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
VERGUEIRO, Waldomiro; PIGOZZI, Douglas. Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 35-42, jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i1p35-42. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i1p35-42
VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Tradução de Ísis Borges B. da Fonseca. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e religião na Grécia Antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
VEYNE, Paul Marie. Acreditavam os gregos em seus mitos? ensaio sobre a imaginação constituinte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983a.
VEYNE, Paul Marie. O inventário das diferenças: história e sociologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História & Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.