A história da educação escolar no contexto de privação de liberdade para adolescentes: Discursos e sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p400

Palavras-chave:

Educação escolar, Adolescentes privados de liberdade, Estado do Paraná

Resumo

Neste artigo discutimos a constituição histórica da educação escolar para adolescentes privados de liberdade no estado do Paraná. Analisamos discursos de governadores deste estado no período de 1937 a 1994, procurando entender como e com que objetivos a educação passou a integrar a rotina do público adolescente privado de liberdade. Trabalhamos com revisão de bibliografia e com o amparo teórico de autores que discutem a organização social, nesta a educação. Verificamos que a educação escolar para os adolescentes privados de liberdade foi uma conquista histórica, mas, processo em construção, imersa em embates, contradições provenientes e condicionados pela própria organização social. 

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Biografia do Autor

Márcia Cossetin, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação. Professora no Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS na Universidade Federal de Rondonópolis - UFR. 

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação. Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Mariza Scheffer Freire, Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos - Seju

Mestra em Educação. Agente de Segurança Socioeducativo no CENSE 1 Cascavel – PR. 

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Cossetin, M., Figueiredo, I. M. Z., & Freire, M. S. (2021). A história da educação escolar no contexto de privação de liberdade para adolescentes: Discursos e sentidos. História & Ensino, 27(1), 400–417. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p400

Edição

Seção

História da Educação