O ensino de História no currículo paulista: uma análise dos cadernos do professor
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p63Palavras-chave:
Ensino de História. Ensino Fundamental. Currículo PaulistaResumo
A presente pesquisa analisa o eixo temático “trabalho”, desenvolvido nas Situações de Aprendizagem constantes dos Cadernos de História do Professor do Currículo Paulista. A análise busca compreender as interligações entre os Cadernos disponibilizados e os subsídios que eles oferecem para o desenvolvimento das Situações de Aprendizagem em sala de aula. Os resultados levam-nos a concluir que o eixo temático “trabalho” integra as Situações de Aprendizagem sem permitir abrangência social, política e econômica e, ainda, que a obrigatoriedade do docente em seguir as orientações pedagógicas vigentes no Caderno do Professor não só impede o exercício da autonomia desse profissional, como impossibilita as discussões pertinentes ao desenvolvimento do referido eixo.Downloads
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Referências
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Publicado
2018-07-29
Como Citar
David, A., & Souza, B. D. B. de. (2018). O ensino de História no currículo paulista: uma análise dos cadernos do professor. História & Ensino, 24(1), 63–82. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p63
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Artigos
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