O ensino de História no currículo paulista: uma análise dos cadernos do professor

Autores

  • Alessandra David Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP https://orcid.org/0000-0001-8463-4630
  • Bia Dias Barbosa de Souza Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p63

Palavras-chave:

Ensino de História. Ensino Fundamental. Currículo Paulista

Resumo

A presente pesquisa analisa o eixo temático “trabalho”, desenvolvido nas Situações de Aprendizagem constantes dos Cadernos de História do Professor do Currículo Paulista. A análise busca compreender as interligações entre os Cadernos disponibilizados e os subsídios que eles oferecem para o desenvolvimento das Situações de Aprendizagem em sala de aula. Os resultados levam-nos a concluir que o eixo temático “trabalho” integra as Situações de Aprendizagem sem permitir abrangência social, política e econômica e, ainda, que a obrigatoriedade do docente em seguir as orientações pedagógicas vigentes no Caderno do Professor não só impede o exercício da autonomia desse profissional, como impossibilita as discussões pertinentes ao desenvolvimento do referido eixo.

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Biografia do Autor

Alessandra David, Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP

Doutora em Educação Escolar. Professora do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP.

Bia Dias Barbosa de Souza, Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP.

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP. Professora de História da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

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Publicado

2018-07-29

Como Citar

David, A., & Souza, B. D. B. de. (2018). O ensino de História no currículo paulista: uma análise dos cadernos do professor. História & Ensino, 24(1), 63–82. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p63

Edição

Seção

Artigos