Exame Nacional do Ensino Médio: considerações sobre a influência do ENEM na produção do currículo de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p111

Palavras-chave:

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Currículo. Ensino de história.

Resumo

O presente estudo tem por finalidade analisar a produção acadêmica em torno da influência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos currículos escolares do Ensino Médio no que diz respeito à disciplina História. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. O trabalho estrutura-se em três partes. A primeira traz um recorte histórico do ENEM de 1998 a 2016, a segunda trata de um levantamento quantitativo das teses e dissertações sobre o ENEM, e, por fim, uma análise de oito trabalhos que discutiram as implicações do ENEM no processo de ressignificação do currículo de História para o Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Educação - UFPB. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERN. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, POSENSINO, UERN.

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Doutorado em Educação (UFRN) e Pós-doutorado em Educação (UFF). Professor Titular do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Francisco José Balduino da Silva, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Mestre no Programa de Pós-graduação em Ensino. pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor de História da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal do Piauí (IFPI). 

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Publicado

2018-07-29

Como Citar

Santos, J. M. C. T., Souza, F. das C. S., & Silva, F. J. B. da. (2018). Exame Nacional do Ensino Médio: considerações sobre a influência do ENEM na produção do currículo de História. História & Ensino, 24(1), 111–133. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p111

Edição

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Artigos