A Associação Nacional de História: ANPUH e o ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p9Palavras-chave:
Associação Nacional de História – ANPUH, Ensino de História, Políticas educacionais, Disciplina escolar, Estado de São PauloResumo
Ao longo de sua trajetória, a Associação Nacional de História – ANPUH, fundada em 1961 por um grupo de professores universitários, exerceu um importante papel propositivo em relação à História como curso de nível superior. Nos anos de 1970, pulverizou-se por meio de Núcleos Regionais em muitos estados brasileiros, acrescentando à sua pauta de discussão os assuntos relacionados à disciplina nos 1º e 2º graus de ensino. Paulatinamente, o corpo de associados também se expandiu, passando a admitir estudantes e professores secundaristas, além de catedráticos de outras áreas das Ciências Humanas. De tal forma, o objetivo desta investigação concentra-se em delinear a trajetória de surgimento fortalecimento da entidade, entre as décadas de 1960 a 1990. Partindo da emergência da ANPUH nacional em direção à atuação de seu Núcleo Regional de São Paulo – NRSP, foram destacadas as condições contextuais e internas que fizeram com que a História como disciplina escolar, conjuntamente à História acadêmica, se tornasse o centro das discussões anpuhanas.
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