Representações sociais sobre o trabalho docente: concepções de cidadania de professores da rede estadual de MG no ano de 2014

Autores

  • Doan Ricardo Neves da Cruz Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p97

Palavras-chave:

Representações sociais, Ensino de história, Trabalho docente

Resumo

Este artigo discute algumas representações sociais de professores de História atuantes em escolas estaduais no interior de Minas Gerais, no período do ano letivo de 2014. Para sua realização, propôs-se a análise de concepções atribuídas ao trabalho docente no ensino de História, principalmente no que diz respeito à questão da cidadania. Esta investigação está fundamentada na teoria das representações sociais e em um referencial metodológico qualitativo, com o emprego de observações das aulas de História, anotações em diário de campo e realização de entrevistas com cinco docentes da rede pública ao longo de um ano letivo. As representações em torno da cidadania apresentam alguns problemas e ambiguidades, mas também mostram o papel de estabilizar as significações quanto ao trabalho docente, diante da precarização e da desvalorização da profissão de professor.

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Biografia do Autor

Doan Ricardo Neves da Cruz, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor da Educação Básica de Minas Gerais. 

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

Cruz, D. R. N. da. (2017). Representações sociais sobre o trabalho docente: concepções de cidadania de professores da rede estadual de MG no ano de 2014. História & Ensino, 23(1), 97–112. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p97

Edição

Seção

Artigos