Um lugar na História para a Didática da História
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p11Palavras-chave:
Didática da História, Formação do historiador, Pesquisa históricaResumo
Esse texto almeja oferecer uma leitura breve sobre as mudanças na Didática da História, delinear um novo conceito de Didática da História que incorpora as mudanças havidas no período recente e a situação atual do debate e, a partir de exemplo, delinear algo do campo, objeto, métodos e objetivos da Didática da História dentro da pesquisa histórica. Argumenta-se que a disciplina, que compõe a propedêutica do profissional de História, deve também constituir um espaço na formação e nos estudos pós-graduados em História, consideradas as suas especificidades: produção de textos históricos, mas não historiográficos, empiria diversa tratada com metodologia igualmente diversificada e capacidade de aportar à História uma reflexão sobre si mesma e seus critérios de validade dos enunciados a partir de “fora” do âmbito específico da ciência.
Palavras-chave: Didática da História. Formação do historiador. Pesquisa histórica.
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