As publicações do projeto Jovens e a História (2007–2014): Metodologia, conceitos, temáticas, abordagens e algumas conclusões
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p71Palavras-chave:
Projeto Jovens e a História, Didática da História, Consciência históricaResumo
Coordenado pelo prof. Dr. Luis Fernando Cerri, o projeto de pesquisa “Jovens e a História”, financiado pelo CNPq (2010 - 2012) e pela Fundação Araucária (2014- 2016), é um levantamento sobre a consciência histórica, cultura política e percepções da aprendizagem escolar de História de jovens entre 15 e 16 anos na América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai). Esta coleta de dados foi feita por meio de questionários impressos, para professores e alunos, em uma sala de aula por escola, em sete tipos de escolas (Pública de excelência, pública de periferia, pública rural, pública central, privada laica empresarial, privada laica comunitária e privada confessional). O que resultou num montante de 3246 questionários aplicados à alunos e 267 a professores. Com esta aplicação concluída em 2013, pesquisadores iniciaram um processo de análise destes dados, o que resultou em inúmeras publicações científicas. O presente artigo busca realizar uma breve análise destas publicações na intenção apontar os principais conceitos e teorias que envolvem o Projeto Jovens e a História, sua metodologia de pesquisa, limites estruturais e possibilidades, além de temáticas e abordagens que estão sendo preferidas por estes pesquisadores. Contou com uma amostra de doze artigos publicados em periódicos, um trabalho dissertativo e oito publicações de comunicação oral, num recorte de 2007 a 2014.
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