As publicações do projeto Jovens e a História (2007–2014): Metodologia, conceitos, temáticas, abordagens e algumas conclusões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p71

Palavras-chave:

Projeto Jovens e a História, Didática da História, Consciência histórica

Resumo

Coordenado pelo prof. Dr. Luis Fernando Cerri, o projeto de pesquisa “Jovens e a História”, financiado pelo CNPq (2010 - 2012) e pela Fundação Araucária (2014- 2016), é um levantamento sobre a consciência histórica, cultura política e percepções da aprendizagem escolar de História de jovens entre 15 e 16 anos na América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai). Esta coleta de dados foi feita por meio de questionários impressos, para professores e alunos, em uma sala de aula por escola, em sete tipos de escolas (Pública de excelência, pública de periferia, pública rural, pública central, privada laica empresarial, privada laica comunitária e privada confessional). O que resultou num montante de 3246 questionários aplicados à alunos e 267 a professores. Com esta aplicação concluída em 2013, pesquisadores iniciaram um processo de análise destes dados, o que resultou em inúmeras publicações científicas. O presente artigo busca realizar uma breve análise destas publicações na intenção apontar os principais conceitos e teorias que envolvem o Projeto Jovens e a História, sua metodologia de pesquisa, limites estruturais e possibilidades, além de temáticas e abordagens que estão sendo preferidas por estes pesquisadores. Contou com uma amostra de doze artigos publicados em periódicos, um trabalho dissertativo e oito publicações de comunicação oral, num recorte de 2007 a 2014.

 

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Biografia do Autor

Wilian Carlos Cipriani Barom, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor tutor em Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal de São Paulo, professor colaborador em prática de ensino de História na Universidade Estadual de Ponta Grossa, professor na rede Estadual de Educação-PR.

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Barom, W. C. C. (2016). As publicações do projeto Jovens e a História (2007–2014): Metodologia, conceitos, temáticas, abordagens e algumas conclusões. História & Ensino, 22(1), 71–90. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p71

Edição

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Artigos