Iconografia pictórica histórica: a produção de evidências e a aprendizagem histórica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p83Palavras-chave:
Educação Histórica, Iconografia Pictórica, Fonte Histórica, Narrativa histórica, Manuais didáticosResumo
O presente artigo relata o resultado de um trabalho de pesquisa a partir da produção de narrativas históricas, realizado com alunos e professores de História do Ensino Médio. A proposta foi analisar o uso da iconografia pictórica histórica nas aulas de História, levando em conta a apreensão dessas fontes como processos constitutivos das dimensões cognitivas e estéticas da cultura histórica e partindo-se do pressuposto de que a aprendizagem histórica a partir da fonte iconográfica está relacionada com a formação da consciência histórica e a narrativa histórica relaciona-se a aprendizagem da História.
Downloads
Referências
MAUAD, A. M. Através da imagem: fotografia e história da interface. Rio de Janeiro: Tempo. v. 1, n. 2, p.73-98. 1996.
RÜSEN, J. El desarollo de La competência narrativa em El aprendizaje histórica: uma hipóteseis ontogenética relativa a la consciência moral. Revista Propuesta Educativa. Buenos Aires: FLACSO, n. 7, Ano 4, 1992.
RÜSEN, J. Que es la cultura histórica?: Reflexiones sobre una nueva manera de abordar la historia. Tradução F. Sánchez Costa e Ib Schumacher. Original em: FÜSSMANN, K.; GRÜTTER, H.T.; RÜSEN, J. (Ed.). Historiche Faszination, GeschichtsKultur Heute. Keulen, Weimar and Wenen: Böhlau, 1994, p.3-26.
RÜSEN, J. Aprendizagem histórica. Fundamentos e Paradigmas. Curitiba: W&A Editores, 2012.
SALIBA, E T. As imagens canônicas e o ensino de história. In: SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R. (Org.). III Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999, p.434-452.
SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
SCHMIDT, M. A.; BRAGA, T. G. Manuais Escolares e Significância histórica de jovens alunos sobre a América Latina. Curitiba, 2012.
SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. F. B. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Campinas: Cad. Cedes, 2005.
VIEIRA, J. L. L. A possibilidade de utilização da iconografia pictórica (pintura como fonte) como recurso para o ensino de história e sua representação a partir da percepção estética, na perspectiva da Educação Histórica. Curitiba: Versão Eletrônica. O Professor PDE e os Desafios da Escola Pública Paranaense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.