Um silêncio historiográfico: o livro didático regional e as pesquisas acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p109Palavras-chave:
Ensino de História, Aprendizado histórico, Cultura escolar. Livro didático regionalResumo
Esse texto tem por objetivo caracterizar o escopo epistemológico que cerca a concepção de livro didático regional de História, bem como analisar as formas como os objetos culturais “livro didático” e “livro didático regional” aparecem nas pesquisas acadêmicas de 2008 à 2013. Partimos do pressuposto de que esse tipo de pesquisa faz-se ausente do cenário acadêmico, tendo em vista estudos anteriores, como de Caimi (2013), que já anunciavam de carência de investigações sobre publicações didáticas regionais no cenário analítico acadêmico brasileiro. Constatamos, a partir de pesquisa em base de dados online, que as obras didáticas regionais, enquanto espaço de criação simbólica, de produção histórica humana e de registro de narrativa didática/histórica, apresentam-se como um campo frutífero de inquirições, especialmente por confirmarmos sua falta no cenário atual. Registramos a importância desse estudo para que demais pesquisadores atentem para este silêncio historiográfico e que, nessa premissa, o livro didático e o livro didático regional possam se consolidar cada vez mais como objeto de investigação pedagógica e histórica.
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