História em conflito: discutindo os conceitos e preconceitos da história com os docentes recém-formados pela UEPB - Campus III
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p271Palavras-chave:
História, Historiografia, Ensino de História.Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma discussão teórico-conceitual desenvolvida em torno da definição de História, envolvendo os professores recém-formados pela UEPB – campus III – a partir dos discursos produzidos por alguns nomes da historiografia mundial na contemporaneidade. Participaram da discussão os professores formados no ano de 2013 e 2014, com entrada no ano de 2010. O que motivou a pesquisa foi a necessidade de nos posicionarmos diante do nosso objeto de estudo/ensino, a História. Afinal, somos professores de História e precisamos saber, primeiramente, o que ela é, para só assim agirmos com consciência no ato do ofício. O objetivo principal da pesquisa é analisar como estão sendo formados os profissionais do ensino da História, tendo como referência os docentes abordados e, consequentemente, imaginarmos como está sendo desenvolvida a prática do ofício.
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