Andanças pela Rua Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18nespp157Palavras-chave:
Ensino de História, Patrimônio Histórico, Memória, Cotidiano Escolar.Resumo
O ensino e a aprendizagem da história nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estabelece interface direta com a Educação Patrimonial. Os professores, em seu cotidiano, desenvolvem diversos trabalhos a partir de diferentes concepções do que venha a ser Patrimônio Histórico com intuito de fomentar nos alunos a relação com o passado, com a memória e com a ideia de preservação. Utilizando materiais produzidos no Projeto Educação Patrimonial (2005 – 2011), vinculado ao Projeto PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, analisamos o processo de aprendizagem dos alunos de uma escola municipal na cidade de Londrina e intentamos apresentar possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Esse texto divide-se em três partes: na primeira apresentamos os referenciais teóricos que balizam nosso conceito de Patrimônio Histórico e Educação Patrimonial. Na segunda discorremos sobre o que significa ensinar e aprender História considerando o Patrimônio Histórico da cidade como fonte para investigação. Na terceira apresentamos o trabalho desenvolvido na escola analisando-o na perspectiva de mapear as potencialidades apresentadas quanto à construção de conhecimento por parte de alunos e professores. O desenvolvimento desse trabalho inclui-se nas ações do PIBID/UEL/Pedagogia e conta com o apoio financeiro da CAPES.
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