O ensino da história nos cursos de graduação em educação física
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2000v6n0p91Palavras-chave:
Ensino da história, História da educação física e do esporte.Resumo
Este artigo objetiva, a partir de uma determinada compreensão de formação profissional, argumentar sobre a importância da disciplina "História da Educação Física e do Esporte" nos cursos de graduação em Educação Física. Ao questionar seu atual modelo de ensino, pretende apresentar uma alternativa para potencializar a contribuição da disciplina para os estudantes.
Downloads
Referências
MELO, V. A. Reflexão sobre a História da Educação Física no Brasil - uma abordagem historiográfica. Movimento, Porto Alegre, ano 111, n. 4, p.41-48, 1996a.
MELO, V. A. Escola Nacional de Educação Física e Desportos: uma possível história. 1996b. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Campinas, Campinas, 1996b.
MELO, V. A. Inezil Penna Marinho: notas biográficas. In: FERREIRA NETO, A. (org.). Pesquisa histórica na Educação Física - 3. Aracruz: FACHA, 1998. p.180-209.
PARK, R. J. Sport History in the 1990's: Prospects and problems. In: SAFRIT, M. J.; ECKERT, H. M. The cutting edge in Physical Education and exercise science research. Champaign: Human Kinetics, 1987.
PINTOR, J. L. M. A criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil e sua inserção na política do Estado Novo. 1995. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.