Algumas reflexões sobre os conteúdos de história antiga nos livros didáticos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2001v7n0p123

Palavras-chave:

História antiga, Livro didático, Educação.

Resumo

Este artigo pretende discutir alguns aspectos do modo pelo qual os conteúdos de História Antiga são tratados nos livros didáticos brasileiros. De início, constatamos que existe uma .acentuada separação entre os espaços da sala de aula e da Universidade, de modo que o saber produzido por esta última não é sistematicamente difundido nos livros didáticos escolares. Tal problema, aliado à ausência de especialistas em História Antiga nas equipes que confeccionam os livros didáticos, contribui para uma qualidade de ensino extremamente precária quando se trata da Antiguidade, aí incluída a Pré-História. O resultado é perpetuação nos livros de inúmeras simplificações de conteúdo que comprometem, algumas vezes de modo irremediável, o trabalho pedagógico desenvolvido.

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Biografia do Autor

Gilvan Ventura da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em História Antiga – Professor de História Antiga da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Ana Teresa Marques Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em História Antiga – Professora de História Antiga e Medieval da Universidade Federal de Goiás - UFG

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Publicado

2001-06-20

Como Citar

Silva, G. V. da, & Gonçalves, A. T. M. (2001). Algumas reflexões sobre os conteúdos de história antiga nos livros didáticos brasileiros. História & Ensino, 7, 123–141. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2001v7n0p123

Edição

Seção

Artigos