O ensino de história e a história local: experiências de pesquisas desenvolvidas por alunos do ensino médio na cidade de viçosa (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2001v7n0p103Palavras-chave:
Ensino de história, História local, Pesquisa.Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar a experiência da recuperação da história local desenvolvida junto a alunos da segunda série do Ensino Médio do Colégio Universitário de Viçosa. Com o intuito de propiciar aos alunos uma interação entre o conteúdo estudado durante o ano e a realidade à sua volta, desenvolvemos um trabalho em que eles pesquisaram os grupos de imigrantes, os sindicatos, os partidos políticos e os movimentos sociais da cidade. Os trabalhos produzidos por eles resultaram em fotos, registros de depoimentos, gráficos, tabelas, cartazes e filmes, fazendo do ensino de história algo mais interessante e sobretudo significativo, já que puderam compreender melhor a comunidade que os cerca, além de incentivá-los como sujeitos ativos da história e como produtores de conhecimento histórico.
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