Apontamentos sobre ensino de história do Paraná

Autores

  • Lucinéia Cunha Steca Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2004v10n0p21

Palavras-chave:

Região, Identidade, Memória, Regionalismo, Ensino de história.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o ensino de História Regional, no que tange à forma e ao conteúdo de História do Paraná, ministrado por professores, no Ensino Fundamental II segmento e no Ensino Médio, como (PEC) Projeto de Enriquecimento Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucinéia Cunha Steca, Universidade Estadual de Londrina

Professora de História atualmente atuando no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEBJA), em Londrina

Referências

AGRA, Ó. A. Ensaiando um diálogo: história acadêmica e história “ensinada”. Saeculum, n. 8/9, p. 157-178, jan/dez, 2003.

ARIAS NETO, J. M. O pioneirismo: discurso político e identidade regional. História & Ensino, Londrina, n. 1, 1995.

ZEVEDO, C. Identidades compartilhadas: a identidade nacional em questão. In: ABREU, M.; SOIHET, . (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticos e metodologia. Rio de Janeiro: Ed. Casa da Palavra, 2003. p. 43-44.

BITTENCOURT, C. M. F. Propostas curriculares de história: continuidades e transformações (1998). In: BARRETO, A. Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.

BOSI, E. Memória e sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BURMESTER, A. M.; PAZ, F. M.; MAGALHÃES, M. D. O Paranismo em questão. In: BURMESTER, A. M.; PAZ, F. M.; MAGALHÃES, M. D. República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990. p. 159S

CAINELLl, M. História do Brasil, histórias de brasileiros: História, passado e identidade da memória popular. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003.

CASSIER, E. Ensaio sobre homem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CONTIJO, R. Identidade nacional e ensino de história: a diversidade como patrimônio sócio-cultural. In: ABREU, M.; SOIHET, . (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticos e metodologia. Rio de Janeiro: Ed. Casa da Palavra, 2003.

DAVIES, N. Elementos para a Construção do Currículo de História. História & Ensino, Londrina, n. 2, p. 23-33, 1996.

GONÇALVES, J. H. R. Alguns problemas do ensino escolar de história regional. História & Ensino, Londrina, n. 6, p. 64, 1998.

MONIQUE, A. P.; PROENÇA, M. C. Didática da história: patrimônio e hstória Local: comentários e considerações sobre a reforma educacional do ensino em Portugal final dos anos 90. Lisboa: Texto Editora, 1994.

PENTEADO, H D. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1994.

PESAVENTO, S. J. História Regional e transformação social. In: SILVA, M. A. (Org.). República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990.

PIORI, Â. História regional e local: métodos e fontes. Pós-História, Assis, v. 4, 1994.

SEVCENKO, N. Literatura como missão. São Paulo: Brasiliense, 1999.

SILVA, J. A. Q. Globalização e História Local. História & Ensino, v. 7, p. 3-102, Londrina, 2001.

Downloads

Publicado

2004-05-17

Como Citar

Steca, L. C. (2004). Apontamentos sobre ensino de história do Paraná. História & Ensino, 10, 21–40. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2004v10n0p21

Edição

Seção

Artigos