Saber histórico de professores nas séries iniciais: algumas perspectivas de ensino em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p145

Palavras-chave:

Ensino de história, Saber histórico, Séries iniciais, Educação histórica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os primeiros resultados da pesquisa realizada no mestrado em educação pela Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa consiste em tentar perceber como os professores das series iniciais mobilizam os saberes teóricos e metodológicos específicos da disciplina de história e como estes se apresentam na prática escolar destes professores. A pesquisa está sendo realizada com professores de primeira a quarta série de uma escola municipal, radicada no município de Cambé. O modelo de pesquisa será qualitativo de investigação, pois este "[...] enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes" (ANDRÉ, 1986, p.13). A pesquisa se encontra em estágio de cruzamento de dados levantados e conclusão, neste artigo iremos discutir os resultados colhidos no teste piloto realizado em uma escola particular do município de Londrina com professores das séries iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História. Universidade Estadual de Londrina

Tiago Costa Sanches, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina

Referências

CAINELLI, M. Educação Histórica: Perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental. Educar em Revista, Curitiba, p.57-72, 2006. Número especial

CHARLOT, B. Da revolução com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas SuL , 2000.

LEE, P. Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé: compreensão da vida no passado. In: BARCA, I. (org). Educação histórica e museus. Actas das 2as. jornadas internacionais de educação histórica. Braga: Universidade do Minho, 2003.

NUNES, S. C. Oensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental. Caderno de História, Uberlândia, v.12/13, p.79-102, set. 92/ago.93.

OLIVEIRA, S. R. F. O ensino de história nas séries iniciais: cruzando as fronteiras entre a história e a pedagogia. História & Ensino, Londrina, v. 9, p. 259-272, out. 2003.

RÜSEN, J. Didática da História: Passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão, Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR. V 1, n, 2, juL-dez, 2006.

RÜSEN, J. Razão Histórica, Teoria da História: Os fundamentos da ciência histórica, Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2001.

RÜSEN, J. Reconstrução do Passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasíl: Ed. Universidade de Brasília, 2007.

SHIMIDT, M. A. Construindo conceitos do ensino de história: "A captura lógica" da realidade social. História & Ensino, Londrina v.5, p, 147-163, out. 1999.

Downloads

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Cainelli, M., & Sanches, T. C. (2008). Saber histórico de professores nas séries iniciais: algumas perspectivas de ensino em sala de aula. História & Ensino, 14, 145–155. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p145

Edição

Seção

Artigos