Ensinar a escrever sobre história

Autores

  • Ivo Matozzi Universidade de Bolonha

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p7

Palavras-chave:

Didática da história, História, Texto histórico, Consciência histórica, Estrutura do texto, Compreensão do texto histórico, Escrita do texto histórico.

Resumo

A produção de conhecimentos históricos não pode ser suficientemente incisiva - no que se refere aos jovens em formação - se a cultura que os historiadores produzem não se transfere, com suas próprias características, para os processos de ensino e aprendizagem, traduzindo-os em conhecimentos escolares. Para conseguir este objetivo é fundamental que os docentes tomem consciência da importância do texto na construção do saber. Na escola italiana nenhum docente, em seu trajeto de formação, teve a possibilidade de resolve problemas concretos que tiveram a ver com a construção do texto e com a sua estrutura e, em consequência, o texto é considerado somente um veículo de informação. Opondo-me a este modo de conceber a função de um texto, decidi investigar sobre o problema da escrita em função da aprendizagem. Minha intenção é argumentar sobre a necessidade de ensinar a desconstruir, a des-construir (não no sentido de destruir, mas de analisar as partes de um todo) os textos dos historiadores para que os estudantes consigam transportar estas partes, conquistando a capacidade de escrever sobre a história. Meu trabalho se deterá sobretudo na centralidade do texto e na importância de sua estrutura na investigação, no ensino e na aprendizagem em história.

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Biografia do Autor

Ivo Matozzi, Universidade de Bolonha

Universidade de Bolonha (Itália)

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Matozzi, I. (2008). Ensinar a escrever sobre história. História & Ensino, 14, 7–28. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p7

Edição

Seção

Artigos