História e memória em sala de aula: as ideias dos alunos sobre as manipulações fotográficas no governo de Stálin (1923-1954)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p167Palavras-chave:
Ensino de História, Memória, StalinismoResumo
Este artigo é resultado de pesquisa desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio na turma na qual realizei o estágio obrigatório da disciplina Estágio com Docência em História IIII da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A proposta da disciplina era aliar ensino e pesquisa. O tema escolhido para investigação e análise através do presente artigo foi a manipulação fotográfica ocorrida no governo de Stálin. Este trabalho apresenta uma interpretação acerca das respostas dos alunos quando questionados sobre o motivo de tais intervenções e se é realmente possível apagar alguém da História. Expõe, ainda, a relação que os estudantes travaram entre Memória e História e discute a importância do ensino de História em contribuir para o aperfeiçoamento da consciência histórica.
Downloads
Referências
ORWELL, G. 1984. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
HOOBLER, D.; HOOBLER T. Stálin. São Paulo: Nova cultural, 1987.
KLINTOWITZ, J. O pai da mentira. Veja, São Paulo, n. 1522, p.62-65, 19 nov. 1997. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2010.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar, Curitiba, Especial, 2006.
LEMINSKI, P. Trotski: a paixão segundo a revolução. São Paulo: Brasiliense, 1986.
MATTOZZI, Ivo. La transposicion del texto historiográfico: un problema crucial de la didáctica de la História. Teoria y Didáctica de las Ciências Sociales. Barcelona: n.4, 1999
NORA, P. Entre memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, dez. 1993
POLLAK, M. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.
SCHMIDT, M. A. Cognição Histórica situada: que aprendizagem histórica é esta?. In SCHMIDT, M. A.; BARCA, I. (Org.). Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Editora UNIJUI, 2009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.