História e memória em sala de aula: as ideias dos alunos sobre as manipulações fotográficas no governo de Stálin (1923-1954)

Autores

  • Andreya Susane Seiffert Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p167

Palavras-chave:

Ensino de História, Memória, Stalinismo

Resumo

 

Este artigo é resultado de pesquisa desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio na turma na qual realizei o estágio obrigatório da disciplina Estágio com Docência em História IIII da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A proposta da disciplina era aliar ensino e pesquisa.  O tema escolhido para investigação e análise através do presente artigo foi a manipulação fotográfica ocorrida no governo de Stálin. Este trabalho apresenta uma interpretação acerca das respostas dos alunos quando questionados sobre o motivo de tais intervenções e se é realmente possível apagar alguém da História. Expõe, ainda, a relação que os estudantes travaram entre Memória e História e discute a importância do ensino de História em contribuir para o aperfeiçoamento da consciência histórica.

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Biografia do Autor

Andreya Susane Seiffert, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC

Graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2011-09-09

Como Citar

Seiffert, A. S. (2011). História e memória em sala de aula: as ideias dos alunos sobre as manipulações fotográficas no governo de Stálin (1923-1954). História & Ensino, 17(1), 167–181. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p167

Edição

Seção

Artigos