O ensino de história no ensino médio em escolas integrantes do programa universidade-escola da Unochapecó

Autores

  • Elison Antonio Paim Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) https://orcid.org/0000-0002-7509-5572
  • Alan Kaufmann de Mattos Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Anderson Poli Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Anderson Silva Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Aline Maisa Lubenow Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Álisson Domingos Prior Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • André Detoni Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Daniel Dalla Zen Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Eny D. Pereira Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Raquel Reis Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Daniel Dalla Zen Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Rodrigo Brivio Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p55

Palavras-chave:

Ensino de História, Estágio, Ensino Médio

Resumo

O presente texto expressa alguns resultados da pesquisa “O ensino de História no Ensino Médio em Escolas Integrantes do Programa Universidade-Escola da Unochapecó”, desenvolvido pelo coordenador de estágio e acadêmicos do sétimo período do curso de História. A pesquisa buscou compreender como os alunos se relacionam com a disciplina de história e qual importância a ela atribuída. O foco da pesquisa foram alunos de escolas públicas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul conveniada com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) para campo de estágio. A busca dos dados ocorreu por meio de questionário, com questões abertas e fechadas, respondido por alunos de cada turma na qual seriam desenvolvidas as atividades de estágio docente no semestre seguinte.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elison Antonio Paim, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor no curso de História da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Alan Kaufmann de Mattos, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduado em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Anderson Poli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduado em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Anderson Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduado em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Aline Maisa Lubenow, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduada em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Álisson Domingos Prior, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduado em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

André Detoni, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduado em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Daniel Dalla Zen, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduado em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Eny D. Pereira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduada em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Raquel Reis, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduada em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Daniel Dalla Zen, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduado em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Rodrigo Brivio, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduado em História, Licenciatura Plena, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Referências

CARVALHO, A. M. P. de. A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.28, n.2, p 57-67, jul./dez. 2002.

BEILLEROT, J. A Pesquisa: Esboço de uma análise. In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 3 ed., Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 71-90.

BITTERCURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 3 ed., Campinas; Autores Associados, 1998.

FRANCO, A. P.; VENERA, R. A. S. A Memória e o Ensino de História Hoje: um desafio nos deslizamentos de sentido. In ZAMBONI, E. (Org.). Digressões sobre o ensino de História: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Maria do Cais, 2007, p. 73-102.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15 ed., São Paulo: Paz e Terra, 2001.

HOBSBAWN, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991.2 ed., São Paulo: Cia das Letras, 1995.

JOANILHO, A. L. História e Prática: pesquisa em sala de aula. Campinas SP: Mercado de Letras, 1996.

LENOIR, Y. Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino. Educação e Sociedade. Campinas v.27, n.97, p.1075-1402, set./dez. 2006.

MONTEIRO, A. M. F. da C. Ensino de História: entre saberes e práticas. Tese (Doutorado em Educação) Departamento de Educação, PUC - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

PAIM, E. A. Do formar-se ou fazer-se professor. In. MONTEIRO, A. M.; GASPARELLO, A. M.; MAGALHÃES, M. (Org.). Ensino de História: Sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2007.

SCHMIDT, M. A. Jovens brasileiros e europeus: identidade, cultura e ensino de história (1998-2000). Revista Perspectiva. Florianópolis, v. 20, n. Especial, jul./dez. 2002. p. 182-208.

Downloads

Publicado

2011-09-09

Como Citar

Paim, E. A., Mattos, A. K. de, Poli, A., Silva, A., Lubenow, A. M., Prior, Álisson D., … Brivio, R. (2011). O ensino de história no ensino médio em escolas integrantes do programa universidade-escola da Unochapecó. História & Ensino, 17(1), 55–76. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p55

Edição

Seção

Artigos