O ensino de história no ensino médio em escolas integrantes do programa universidade-escola da Unochapecó
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p55Palavras-chave:
Ensino de História, Estágio, Ensino MédioResumo
O presente texto expressa alguns resultados da pesquisa “O ensino de História no Ensino Médio em Escolas Integrantes do Programa Universidade-Escola da Unochapecó”, desenvolvido pelo coordenador de estágio e acadêmicos do sétimo período do curso de História. A pesquisa buscou compreender como os alunos se relacionam com a disciplina de história e qual importância a ela atribuída. O foco da pesquisa foram alunos de escolas públicas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul conveniada com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) para campo de estágio. A busca dos dados ocorreu por meio de questionário, com questões abertas e fechadas, respondido por alunos de cada turma na qual seriam desenvolvidas as atividades de estágio docente no semestre seguinte.
Downloads
Referências
BEILLEROT, J. A Pesquisa: Esboço de uma análise. In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 3 ed., Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 71-90.
BITTERCURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 3 ed., Campinas; Autores Associados, 1998.
FRANCO, A. P.; VENERA, R. A. S. A Memória e o Ensino de História Hoje: um desafio nos deslizamentos de sentido. In ZAMBONI, E. (Org.). Digressões sobre o ensino de História: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Maria do Cais, 2007, p. 73-102.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15 ed., São Paulo: Paz e Terra, 2001.
HOBSBAWN, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991.2 ed., São Paulo: Cia das Letras, 1995.
JOANILHO, A. L. História e Prática: pesquisa em sala de aula. Campinas SP: Mercado de Letras, 1996.
LENOIR, Y. Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino. Educação e Sociedade. Campinas v.27, n.97, p.1075-1402, set./dez. 2006.
MONTEIRO, A. M. F. da C. Ensino de História: entre saberes e práticas. Tese (Doutorado em Educação) Departamento de Educação, PUC - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
PAIM, E. A. Do formar-se ou fazer-se professor. In. MONTEIRO, A. M.; GASPARELLO, A. M.; MAGALHÃES, M. (Org.). Ensino de História: Sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2007.
SCHMIDT, M. A. Jovens brasileiros e europeus: identidade, cultura e ensino de história (1998-2000). Revista Perspectiva. Florianópolis, v. 20, n. Especial, jul./dez. 2002. p. 182-208.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.