Construção de sentido do texto literário: uma análise semiótica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p199

Palabras clave:

Texto literário, Construção de sentido, Semiótica discursiva

Resumen

Este artigo, denominado “Construção de sentido do texto literário: uma análise semiótica”, insere-se na linha de pesquisa Leitura do texto literário: fundamentos semióticos, desenvolvida pelo autor em nível de pós-doutoramento em semiótica discursiva e tem por objetivo mostrar a construção do sentido de textos literários com fundamento na semiótica de linha francesa. A metodologia empregada é a desmontagem e a remontagem de dois textos, um poema e um conto, num processo em que se analisam os três níveis do percurso gerativo do sentido. São também feitas relações com outros textos da autora. No nível fundamental, analisam-se os valores que serão assumidos por um sujeito e, posteriormente, discursivizados. No nível intermediário, o das estruturas narrativas, analisa-se o percurso do sujeito, que assume as axiologias, tornando o virtual (as axiologias) em valores atualizados. No nível mais superficial e concreto, o das estruturas discursivas, investiga-se a transformação do sujeito narrativo em ator, numa passagem do sujeito atualizado para um sujeito realizado. Nesse nível, investigam-se ainda as isotopias figurativas, responsáveis pela assunção que mais claramente expõem as determinações ideológicas. Os resultados obtidos mostram que o sentido dos textos se dá por um percurso que vai da decomposição do todo em fragmentos, que é negada, para a afirmação da totalidade.

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Biografía del autor/a

Ernani Terra, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) - São Paulo

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUCSP). Pesquisador do Grupo de pesquisa Estudos de Linguagem para Ensino do Português (GELEP) na PUC-SP.

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Publicado

2016-11-25

Cómo citar

TERRA, Ernani. Construção de sentido do texto literário: uma análise semiótica. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 2, p. 199–220, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n2p199. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/24223. Acesso em: 3 nov. 2024.

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