Autobiografia, lirismo e enunciação em três poemas de Ferreira Gullar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p64Palabras clave:
Ferreira Gullar, Poesia lírica, Autobiografia, Procedimentos enunciativosResumen
As reflexões propostas tomam, como ponto de partida, a ideia explicitada por Ferreira Gullar, no livro de entrevistas Auto-Retratos, de que seu trabalho poético tem momentos de extrema liberdade interior aliada ao domínio da técnica. Nesse sentido, a inspiração (emoção) seria um elemento imprescindível, mas não suficiente. Pretendemos mostrar como o poeta maranhense consegue conciliar a liberdade interior e a capacidade técnica, o domínio da expressão. Buscaremos, num primeiro momento, resgatar alguns relatos do próprio autor sobre a interferência das chamadas coisas externas, como o cotidiano, a família, doenças de filho, os chamados elementos autobiográficos que, organizados em material linguístico, ajudam a conferir lirismo a seu fazer poético, para, a seguir, articulá-los com a presença de determinados procedimentos enunciativos em seus poemas, em consonância com a concepção de enunciação da semiótica discursiva.Descargas
Citas
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 2008.
GULLAR, F. Muitas Vozes. In: GULLAR, F. Muitas Vozes. Toda Poesia. 18. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. p. 405-449.
LAFETÁ, J. L. Traduzir-se. In: PRADO, A. A Dimensão da Noite. São Paulo: Duas Cidades, 2004. p. 123-136. (Coleção Espírito Crítico).
LUCAS, F. Perspectivas de A Luta Corporal. In: GULLAR, F. A luta corporal. 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. p. xi-xix. RICCIARDI, G. Auto-Retratos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ROSENFELD, A. O teatro épico. São Paulo: Editora São Paulo, 1965. (Coleção Buriti).
WELLEK, R.; WARREN, A. A Teoria da Literatura. Lisboa: Publicações EuropaAmérica, 1955.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.