A figuração do indígena no Oitocentos: Simá (1857), um romance histórico de Lourenço Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p264-283Palavras-chave:
Romance indianista, Simá, Lourenço AmazonasResumo
Nosso artigo tem como objetivo analisar a representação dos povos indígenas na obra Simá: romance histórico do Alto Amazonas (1857), escrita pelo autor baiano Lourenço Amazonas (1803 – 1864). Sabemos que a representação dos povos autóctones foi uma característica proeminente nos romances indianistas do século XIX. No entanto, é de suma importância compreender como os indígenas foram abordados na literatura oitocentista, considerando o contexto de colonização que esses povos enfrentaram. Com base nas pesquisas de Marlí Tereza Furtado (2012), Suene Honorato (2021) e Lilia Schwarcz (1998), buscamos destacar a abordagem distinta adotada em Simá e contextualizar a representação dos indígenas na sociedade brasileira da época. Assim, a análise dessa obra revela uma concepção que se afasta ligeiramente da idealização do indígena, frequentemente presente nas obras de José de Alencar, por exemplo. Neste romance, os nativos são retratados como agentes da sua própria civilização, questionando e criticando as estruturas dominadas por concepções coloniais. Por meio de seu olhar realista e denunciador, Lourenço Amazonas cumpriu um papel fundamental ao contribuir para uma abordagem mais complexa e crítica da história e da identidade brasileira na literatura do século XIX.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 David Belo, Juliana Maia de Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.