Os embates na construção de certezas sobre o retorno presencial às aulas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p133-154

Palavras-chave:

performatividade; pandemia; educação; discurso autoritário; ciência.

Resumo

 Este trabalho visa analisar uma entrevista do ex-secretário de educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, na qual comparece à certeza de que a escola, em 2020 e 2021, era um espaço seguro para o retorno às aulas presenciais. Analisamos também uma carta aberta ao governo e ao secretário, que constrói uma certeza de que a escola não era um espaço seguro e que as metodologias adotadas pelo governo para o retorno eram precárias e questionáveis. Nesse sentido, evidenciamos os embates em torno de tal questão e quais são as estratégias utilizadas para construí-las, que se baseiam falsamente na ciência e em discursos autoritários que preveem punição àqueles que não cumprirem com as determinações. A questão da performatividade é analisada enquanto efeito de sentido mobilizado por elementos da cena enunciativa, como lugar social de dizer, em uma divisão dos sentidos. As análises pautam-se no embate público, ao perceber o político no acontecimento enunciativo da entrevista, na relação com outros dizeres que buscam construir a importância da retomada das atividades presenciais, contrapondo-se ao que era então praticado e enunciado pela ciência naquele momento

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Biografia do Autor

Gildo Antonio Moura Júnior, UNICAMP

Gildo é formado em Letras com habilitação em Português pela Universidade Federal de Uberlândia e mestrando em Linguística pela UNICAMP. É professor concursado da Educação Básica no estado de Minas Gerais e membro do grupo de pesquisa "Linguagem, Enunciação e Discurso" (LED/Unicamp).

Claudia Freitas Reis, Instituto Federal de Educação

Doutora e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem na Unicamp. É licenciada em português e espanhol pela Universidade Federal de São Carlos e possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica Histórica da Enunciação e Semântica do Acontecimento, Análise do Discurso de linha francesa, História das Ideias Linguísticas e na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como língua estrangeira. Professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus Araraquara. É líder do grupo de pesquisa "Linguagem e Contemporaneidade" (Gelic/IFSP-ARQ) e membro do grupo "Línguagem, Enunciação e Discurso" (LED/Unicamp).

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

MOURA JÚNIOR, G. A.; FREITAS REIS, C. Os embates na construção de certezas sobre o retorno presencial às aulas . Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 133–154, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p133-154. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48470. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos